(
do Grego φόβος "medo"), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objectos, animais ou lugares. Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro das doenças de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
São três, os tipos de fobias:
- Agorofobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
- Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
- Fobia Simples - Medo circunscrito diante objectos ou situações concretas.
A palavra fobia deriva de Phobos, deusa grega do medo.
Uma fobia é um medo persistente e irracional que resulta em evitamento consciente do objecto, actividade ou situação específica temidos.
Acho interessante este tema, porque se pensarmos bem todos nós, mesmo que inconscientemente temos algumas fobias. Por exemplo: agliofobia (medo de sentir dor), cacorrafiofobia (medo do fracasso), contreltofogia (medo de abuso sexual), pijamafobia (medo de sair de casa com pijama sem perceber), etc...
Depois há as fobias que convem não ter. Por exemplo: geliofobia (medo de rir), sitofobia (medo de comer), sofofobia (medo de aprender), zelofobia (medo de fazer sexo), melofobia (medo ou ódio da música), metrofobia (medo ou ódio da poesia), pressofobia (medo de impressoras), etc..
Eu adianto desde já que além das primeiras sofro também de brontofobia (medo de trovões e relâmpagos), e a fobia que me dá realmente mais descontrolo emocional é a musofobia (medo de ratos) não é que goste de cobras, baratas e lagartos, mas os ratos conseguem mesmo pôr-me fora de controlo, nem que seja um pequenito hamster .
Tenho um amigo que tem fobia a Centros Comerciais, mas não consegui encontrar a palavra técnica para esta fobia, se alguém me puder ajudar agradeço desde já. Se procurarem na lista de fobias disponivel na Wikipédia on line, vão conseguir surpreender-se com a quantidade de medos que existem no ser humano. Divirtam-se. Bom fim de semana.