sexta-feira, 9 de maio de 2008

As fobias


(do Grego φόβος "medo"), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objectos, animais ou lugares.

Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro das doenças de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.

São três, os tipos de fobias:

  1. Agorofobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
  2. Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
  3. Fobia Simples - Medo circunscrito diante objectos ou situações concretas.

A palavra fobia deriva de Phobos, deusa grega do medo.

Uma fobia é um medo persistente e irracional que resulta em evitamento consciente do objecto, actividade ou situação específica temidos.


Acho interessante este tema, porque se pensarmos bem todos nós, mesmo que inconscientemente temos algumas fobias. Por exemplo: agliofobia (medo de sentir dor), cacorrafiofobia (medo do fracasso), contreltofogia (medo de abuso sexual), pijamafobia (medo de sair de casa com pijama sem perceber), etc...

Depois há as fobias que convem não ter. Por exemplo: geliofobia (medo de rir), sitofobia (medo de comer), sofofobia (medo de aprender), zelofobia (medo de fazer sexo), melofobia (medo ou ódio da música), metrofobia (medo ou ódio da poesia), pressofobia (medo de impressoras), etc..

Eu adianto desde já que além das primeiras sofro também de brontofobia (medo de trovões e relâmpagos), e a fobia que me dá realmente mais descontrolo emocional é a musofobia (medo de ratos) não é que goste de cobras, baratas e lagartos, mas os ratos conseguem mesmo pôr-me fora de controlo, nem que seja um pequenito hamster .

Tenho um amigo que tem fobia a Centros Comerciais, mas não consegui encontrar a palavra técnica para esta fobia, se alguém me puder ajudar agradeço desde já. Se procurarem na lista de fobias disponivel na Wikipédia on line, vão conseguir surpreender-se com a quantidade de medos que existem no ser humano. Divirtam-se. Bom fim de semana.


16 comentários:

MisteriosaLua disse...

Bom fim de semana??? Só se não ficarmos a pensar em todas as fobias que enumeraste!! ;)
Pois eu cá tenho uma fobia que me faz descontrolar por completo, não sei é o nome dela... Abelhas! Se sei que há uma a menos de dez metros, entro em parafuso!

zmsantos disse...

Que tal, Colombofobia, Cascaisofobia, Alegrofobia,Fontenovaofobia e Shopofobia (que inclui todos os outros CC)?

Livra! Fujo deles a sete pés!

A CONCORRÊNCIA disse...

Amigo ZmSantos, então és tu Brutus ?
E tens que voltar aos teus medos ou resolveste o problema ? Espero que tenhas resolvido, não gosto de te ver fóbico...

A CONCORRÊNCIA disse...

Gostam da cor que o meu Blog tem hoje?
Altamente fashion, não concordam ?
Está entre o malva, a ameixa e a ametista, e surpreendemente não é nenhuma delas !

MisteriosaLua disse...

Hoje acordaste com vontade de dar nas bistas! Lol

Zé dos Anzóis disse...

Para esclarecimento à MisteriosaLua, creio que sofres duma misteriosa àpifobia, aversão e medo mórbido irracional, desproporcional e persistente de abelhas e de seus ferrões. Sendo que não é especificado se o medo é das abelhas ou dos ferrões.
Za

Zé dos Anzóis disse...

Eu sofro bastante é com a Crematofobia = aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao dinheiro.
Mas sempre é melhor que sofrer de Dimorfobia.
Za

zmsantos disse...

Já alguém ouviu falar da tonicarreirofobia?
Epá, deve dar uma aflição...

A CONCORRÊNCIA disse...

Fico contente por nenhum de nós sofrer de bailofobia, se não estava o burro nas couves !

MisteriosaLua disse...

Bem, lá terei de fazer uma directa a ver se descubro os vossos medos...

Cravo a Canela disse...

fobia a Centros Comerciais: conscienciofobia.

Quanto à tua fobia, a minha só de ouvir a palavra ra## fica logo mal disposta, a ponto de vomitar...

Cravo a Canela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cravo a Canela disse...

fobia a Centros Comerciais: conscienciofobia.

Quanto à tua fobia, a minha mãe só de ouvir a palavra ra## fica logo mal disposta, a ponto de vomitar...

O Zé tem outra fobia, denominada não-dizer-piadolas-no-intervalo-das-musicas-fobia.

Cravo a Canela disse...

fobia a Centros Comerciais: conscienciofobia.

Quanto à tua fobia, a minha mãe só de ouvir a palavra ra## fica logo mal disposta, a ponto de vomitar...

O Zé tem outra fobia, denominada não-dizer-piadolas-no-intervalo-das-musicas-fobia.

zmsantos disse...

Rogério, olha a ecofobia!!!

Quanto à minha fobia, olha se não fosse assim? Dizia as piadolas durante as músicas? Já falta pouco...

zmsantos disse...

Aqui podem ver bué da medos...
http://aninhagoulart.blogspot.com/2007/10/dicionrio-dos-medos-e-fobias.html