segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avatar

A mensagem ecológica impactante, a espiritualidade dos personagens, o respeito pela vida são elementos que me encantaram muito em Avatar.
Guilherme Briggs


Ao sucesso comercial (o filme parece estar a caminho de se tornar no filme mais lucrativo de sempre), "Avatar" começa a juntar os prémios. James Cameron subiu ontem por duas vezes ao palco, no Hotel Hilton de Beverly Hills, Califórnia, para receber os Globos de Ouro de Melhor Filme Dramático e de Melhor Realizador, algo que já lhe acontecera há 12 anos com "Titanic".

Comentário do Tiago Carvalho:
“Sem dúvida um GRANDE filme. Fui ver e posso dizer que não tinha presente na minha memória a última vez que vi, e ouvi, uma sala inteira a aplaudir um filme. O filme convida-nos a conhecer um mundo que foi idealizado pelo realizador. Este mundo apresenta-se carregado de críticas à nossa sociedade… capitalista, impessoal, artificial… às “direitas”.
De um lado o mundo idealizado pelo realizador, em que as pessoas (neste caso “Avatares”) têm uma grande ligação à natureza e à espiritualidade (que não está assim tão longe do nosso mundo… basta andarmos uns bons séculos para trás para vermos que já fomos iguais). Do outro lado os humanos… como nós. Que não olham a meios para atingir fins. Que vêem o dinheiro como felicidade, a ganância como uma missão, e a guerra como a sua arte.
Se as pessoas conseguirem ver para além do filme, vão ver que este apresenta-se repleto de críticas à sociedade em que vivemos… Desde a destruição da natureza, à destruição da condição humana (através da guerra e da sede pelo dinheiro).
Este termina com uma simples reflexão: se dessem a escolher aos humanos, fora desta sociedade rotulada pelo capitalismo, entre a ganância e a VERDADEIRA condição humana, ninguém hesitava… todos escolhíamos a condição humana.
Recomendo!”

1 comentário:

Anónimo disse...

Conhecem a história da Pocahontas?
Pois! Este é uma cópia muito bem feita.