sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tomates


Considero-me uma pessoa afortunada, tenho a sorte de gostar de tomates. Todos nós sabemos da riqueza vitaminica deste alimento, e de como ele é importante para uma alimentação saudável e equilibrada, e todos nós sabemos também que existem pessoas, que infelizmente para elas, são incapazes de os fazer passar por aquilo que em português popular se decidiu chamar de "estreito" ou "goela" como preferirem.

Do que eu me fui lembrar, português popular... é realmente difícil não sorrirmos com os aforismos feitos ao longo dos anos pelo nosso povo. Vejamos por exemplo o caso dos tomates, uma vez que era deles que falava. Tomates, como é do conhecimento de todos nós significa em vulgo calão: testículos. Basta-nos querermos aprofundar um pouco mais a palavra e o seu significado, e facilmente chegamos a outro curioso dito popular : aquele gajo tem uns grande(a)s tomates !!!

Penso que não há ninguém que não saiba o significado desta frase. O nosso amigo explicaria rapidamente o seu significado : é alguém que prefere pegar os touros pelos cornos, por mais difícil que se afigure essa tarefa . Portanto, e seguindo ainda o pensamento filosófico do , todos os que fogem, ou se escondem atrás das trincheiras, quando são confrontados com os vários touros que a vida teima em nos colocar pela frente, são desprovidos de tomates.

Já que estamos em "maré" de ditados populares, atrevo-me a debitar aqui um outro : os pensamentos são como as cerejas ! e como mais uma vez o povo tem razão, o único pensamento que me poderia surgir a seguir seria: pessoas que conheço que têm tomates. Várias (algumas) me vieram à cabeça (ou à mona, ou à tola). Acima de todas pela grande coragem e força que tem tido nos últimos tempos (anos): O MEU MARIDO . Alguém que sózinho é capaz de lutar contra um tratamento altamente agressivo e debilitante, que sózinho se atreve a lutar contra uma Empresa, contra consertações de pessoas que se agrupam para mais facilmente conseguirem vencer, de lutar contra gentinha que cobardemente se esconde atrás das trincheiras, alguém que por não tolerar a injustiça e o despotismo insiste em levar essa luta até ao fim, ultrapassando todas as condições adversas, só pode ter: uns GRANDE(A)S TOMATES !!! E como eu gosto (admiro)de (quem tem) tomates ...

Sem comentários: