sexta-feira, 8 de maio de 2009

Amália Hoje

Uma forma diferente de abordar as músicas de Amália, mas de qualquer forma um tributo à nossa Diva do fado. Já li muitas criticas a este disco, a maior parte delas negativas. É sempre difícil gostar de versões diferentes das versões cantadas por génios (as excepções confirmam a regra). Eu própria, que me considero uma pessoa que gosta de evolução, de novas roupagens, só agora, depois de o já ter ouvido várias vezes começo a deixar de me chocar com ele. Penso no entanto, que se este disco servir para aproximar os nossos jovens de hoje de Amália, para voltar a interessar os portugueses pela boa música portuguesa, seja qual for a maneira como ela for cantada, valerá nem que seja só por isso. Interessa acima de tudo educar culturalmente, e talvez esta seja uma boa maneira de levar a nossa boa música junto daqueles que tão afastados estão dela.

"Amália Hoje é um disco. Reúne três vozes distintas. Fernando Ribeiro dos Moonspell, Paulo Praça de mil e um projectos e Sónia Tavares dos The Gift.

Canções que vivem para alem dos vestidos pretos e das guitarras Portuguesas. Hoje é um grito. Hoje é um dizer basta. Amália é muito mais que fado. Amália é pop e este disco será a prova que Fado é redutor para a voz que brindou o mundo e ainda mais redutor para os compositores que imaginaram as melhores canções pop de sempre da história da música portuguesa. Hoje é um veiculo pop sem fronteiras nem barreiras, sem concepções nem travões. Hoje é aquilo que quisemos que Amália hoje fosse.

Hoje somos todos aqueles que acham que Portugal é muito mais que aquilo que se mostra. Hoje é história. Hoje somos todos nós" palavras de Fernando Ribeiro dos Moonspell



Deixo-vos este video para ouvirem, sentirem, e gostarem ou não.
Desejo-vos um ÓPTIMO FIM DE SEMANA

3 comentários:

Maria disse...

Devo confessar que, para mim, este fado terá sempre a voz de Amália ou Carlos do Carmo por trás. Deve ser da idade...

Beijoca

Leticia Gabian disse...

Por não ser daqui, posso falar com a maior imparcialidade. E digo que Amália é, hoje e sempre, exemplo e referência para quem veio depois dela e tem o Fado na alma. Agrada-me muito ver a malta jovem repaginar o passado. Gosto de escutar o Fado cantado agora.

Beijo grande e que tenham um ótimo domingo

A CONCORRÊNCIA disse...

Maria e Letícia, ontem ouvi uma nova versão da "Inquietação" cantada por um míudo que se chama Rogério Charraz (não sei se conhecem), que está uma coisa assim a modos que acima de 5 estrelas. Ainda bem que de vez em quando aparecem uns míudos que nos conseguem surpreender pela positiva ...

Beijos grandes ás duas