quinta-feira, 2 de abril de 2009


Até compreendo. Não concordo, mas compreendo. Foram educados assim. Cresceram assim. Ouviram desde pequenos as mesmas frases. Aprenderam porque possivelmente muitos lhes disseram. Interiorizaram bem dentro de si: a coisa mais importante que existe na nossa vida é o dinheiro.

É este o seu lema de vida e por ele lutam. Nada mais lhes interessa. Amor, respeito, consideração, gratidão, são palavras que não existem no seu vocabulário, são sentimentos que não têm capacidade de sentir. Nunca são inteiramente felizes. Ambicionam sempre mais.

Podia dar-vos muitos exemplos, é só olharmos para o lado, para trás, para a frente, dou-vos o daquele casal de ex namorados a quem saiu o Euro Milhões. Um quer dividir o dinheiro, a outra quer recebê-lo todo. Não se contenta com metade, compreende-se, foi assim que foi educada, foi isto que lhe ensinaram. Ficará feliz se conseguir vencer esta luta, porque dinheiro para ela não se divide, mesmo que seja muito, mesmo que tenha sido ganho sem grande esforço, mesmo que para o ganhar apenas tenha sido preciso um pouco de sorte.

Ontem à noite, ao ver as noticias, o meu coração sorriu. Tanta gente a manifestar-se, a lutar com convicção, a acreditar na mudança de atitude. Tantos a lutarem por uma sociedade diferente, sem capitalismo, sem guerra, tantos a preocuparem-se com a solução dos problemas ambientais que afectam este nosso planeta. Ontem os ideais do Woodstock, estiveram lá, em Londres, na cimeira dos G20. Muitos dos que lá estavam tinham menos de 40 anos, vimos as suas caras na TV. Há uma esperança. Para mim ainda há uma esperança de que este nosso mundo possa vir a ser um mundo melhor.

Há quem não pense como eu:

Vejam como são comoventes os bons sentimentos expressos
nesta twittada. Um cidadão europeu ser morto numa manifestação é mau porque faz (putativamente) jeito aos anarquistas. É bonito; e é bonito que esta seja a cabeça à frente de um dos dois diários de referência nacionais. Revelador.

Além de tudo, é sempre bom ver até que ponto os nossos líderes de opinião têm a cabeça enfiada na areia, quanto ao estado de espírito da população europeia. Continuem a convencer-se de que a maioria das pessoas está satisfeita com o rumo das coisas. Ou somos todos anarquistas?

Em Womenage a Trois (ver link aqui ao lado)

5 comentários:

JC disse...

E depois acordas-te, que sonho
lindo.
Quando acordei olhei para ti, e vi a gaja está a sorrir e a dormir.
Agora já sei porquê.
Beijocas.

Uma vida qualquer disse...

Não acredito que seja justo julgar pelo "...compreende-se, foi assim que foi educada, foi isto que lhe ensinaram...", afinal, quantas decisões tomamos na nossa vida que se afastam dessa verdade?.
Manifestastes que lutam pela paz destruindo e violentando, deixam-me muitas dúvidas quanto ao poderem ser melhores, sequer diferentes.
Mas, como dizem por aí: "Para gustos, colores".
Um bom resto de semana.

A CONCORRÊNCIA disse...

E o direito das pessoas se manifestarem ? e o direito de exprimirmos as nossas opiniões ? afinal quem violentou quem ?
Muitas vezes é preciso lutar para reinvindicarmos os nossos direitos, mesmo os que são pela paz são ás vezes obrigados a lutar.

Quanto à importância do dinheiro nas nossas vidas foi a sociedade que nos ensinou que ele era importante, se um dia a sociedade nos ensinar a importância de outros valores poderá possivelmente ser mais parecida com a minha sociedade ideal.
Mas atenção com a minha, que pelos vistos sou anarquista.

Beso Sandrina, e uma boa semana também para ti.

JC tava a sonhar pois estava ? bem me parecia ...

Maria disse...

Olá!!!! :)

1º - Esta coisa de se ser ANARQUISTA tem muito que se lhe diga, e nada tem a ver com anarca! Mas a gente fala sobre isso depois.

2º - Fico muito feliz por saber que estás disponível para desfilar comigo um dia destes, lutando por um mundo melhor!!!

Beijos

A CONCORRÊNCIA disse...

Desfilar Maria ? qual é o problema ? não seria a primeira vez, nem possivelmente a última. Somos é muito poucos a lutar por um Mundo diferente, aí é que está o problema ... há que goste do mundo que tem, há quem não goste e se acomode ...

Beijo grande