quinta-feira, 5 de março de 2009








Pronto está bem eu assumo, EU LEIO REVISTAS COR-DE-ROSA. Quer dizer, não sou leitora assídua, embora admita que gosto de ler aquelas perguntas e respostas deveras pertinentes dos consultórios sentimentais, sempre que me é possível. Ora foi precisamente numa dessas revistas, que ontem me deparei com um artigo que me interessou. 2 páginas inteiras com informações surpreendentes, o QI de algumas celebridades. Bill Gates aparecia destacado em 1º lugar com um QI de 160, logo seguido de ... tã tã tã ... Sharon Stone com uns honrosos 154, e logo depois Madonna e Shakira em exequo com 140, Barak Obama com 137 e por aí adiante.

Ora o que é o QI avalia ? avalia a habilidade linguística, o raciocínio lógico-matemático, o pensamento analítico e a capacidade de abstracção teórica. Não avalia o senso-comum e o conhecimento informal, a intuição e o bom-senso, a criatividade e a originalidade, a liderança e a sociabilidade, a aptidão artística, a capacidade musical, a habilidade corporal e a atlética, a moral e a ética, a motivação e o controle emocional.

Lewis Terman em 1916 publicou esta tabela :
QI acima de 141: Genialidade
121 - 140: Inteligência muito acima da média
110 - 120: Inteligência acima da média
90 - 109: Inteligência normal (ou média)
80 - 89: Pouca inteligência
70 - 79: Muito pouco inteligência
50 - 69: Cretino

Tendo em consideração que há aspectos da nossa personalidade bem mais importantes que aqueles que podem ser medidos pelo QI, poderemos até chegar à conclusão que há génios palermas, e cretinos cinco estrelas.

Descansem então caros amigos americanos, não é de modo nenhum catastrófico para o vosso país não terem elegido Bill Gates ou Sharon Stone para presidentes, afinal de contas olhando para o vosso passado recente podemos chegar à conclusão que nestas coisas de presidentes vocês nunca deram grande importância ao QI.

Não eram mencionados QI de personalidades portuguesas, talvez porque fossem fáceis de adivinhar, tendo em conta a quantidade de espertalhões e de chicos espertos que existem por aqui ...

1 comentário:

Maria disse...

Por mim a Sharon Stone era a Presidenta, LOL!

Qual será o QI dos nossos dirigentes políticos?

:))

Beijos