terça-feira, 31 de março de 2009


Geralmente são feitas no Inverno, em dias gélidos, de um frio cortante. Os gritos de quem adivinha o fim da vida ecoam assustadoramente. Por mais que nos tentemos proteger é impossível não os ouvir. Finalmente o silêncio. O esquartejar o animal. Tudo se aproveita, o sangue, as tripas, a carne, as miudezas, a gordura. Em alguidares é cortada a carne em pequenos pedaços e temperada com pimentão, alho e sal. A lavagem meticulosa das tripas. O trabalho de enchê-las com os pedaços de carne. É assim que ainda se fazem alguns chouriços, os bons, os caseiros. Depois de algum tempo pendurados ao fumeiro, é só deliciarmos-nos com o seu paladar.

Curioso como algumas vezes as palavras que dizemos, as palavras que escrevemos, pelo pouco que queremos dizer através delas, pelo nada que queremos transmitir sobre nós, nos fazem lembrar o ritual de encher chouriços.

Mais curioso ainda é o facto de que mesmo que estas palavras se guardem no fumeiro, não será muito provável ser possível um dia, algures no futuro, deliciarmos-nos com o seu paladar.

6 comentários:

JC disse...

É um ritual a matança do porco,
Entretanto é usual os participantes na matança assarem em lume de chão, uns bons nacos do porco, comerem bocados de sangue coado bem temperado, ao mesmo tempo que bebem um bom tinto local. Aqui se contam proezas de outras matanças e boas anedotas.
Os chouriços só as gajas é que fazem, e como elas riem dos formatos dos respectivos, até chegam a comentar olhem este é parecido com o chouriço do ti chico mula.

Mukanda disse...

Concordo João, é um ritual a matança do porco...mas nesses dias eu sou totalmente vegetariana.
A minha familia adora.
Eu devo fazer parte de OUTRA família :)
Beijinhos aos dois: Isabel e João.
Mukanda

Maria disse...

Quando é que matas o porco?
Ai não é?
Então não tens nada que fazer e andas a encher chouriços... é o que fazem tantos apresentadores de TV, às vezes. Até o nosso PM...

HEhehehehehehehe

MisteriosaLua disse...

Eu estou com a Maria! Podias aproveitar o post e organizar uma coisa destas!
Eu matar, não mato, mas a carninha grelhada cai sempre bem!

A CONCORRÊNCIA disse...

Hã hã meninas Lua e Maria, agora tou noutra como deviam ter percebido quando leram o post. Tou bué ocupada a encher chouriços, não me posso ocupar com outras coisas ...

Eu sou como tu Andreia, tadinho do porco...

JC tás desactualizado já há bué de gajos a gostarem de chouriços (de encher, claro ...)

Besos a todos

Leticia Gabian disse...

Quanto a mim, passo ao largo da matança do pobre do porco.
Quanto ao chouriço...bem......quer dizer...não se pode dizer que uma pessoa seja completamente vegetariana...Se é que me entendem...Pois!

Beijocas mis!