segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Obstáculos.

Dedico as palavras deste post a três pessoas de quem gosto muito e de quem tive o privilégio de matar saudades na passada sexta feira: OS MEUS MENINOS (é esta a forma como os costumo chamar).

Um coloca uma pedra, quase sem dar por isso, sem intenção ás vezes, o outro coloca outra. E mais uma e mais outra. Subitamente há um muro que nos separa Queremos tocar-nos, dar as mãos e é-nos impossível. Podemos ficar imóveis, a pensar como aconteceu, ou podemos ser impelidos a lutar contra o obstáculo. A importância que tem para nós quem está do outro lado, poderá levar-nos a afastar a primeira pedra, talvez depois o outro retire a segunda. Talvez a segunda tenha de ser retirada por quem afastou a primeira, talvez... mas nada disso será importante, importante é aniquilar a barreira.

Grave mesmo é quando cavamos um fosso. Um fosso é mais difícil de transpor. Um fosso faz-nos olhar para baixo tentando medir a sua profundidade, e o medo do que possa esconder fará-nos temer dar um passo em frente. Poderemos tentar construir uma ponte, mas quando a atravessarmos teremos de olhar nos olhos de quem está do outro lado, teremos de estender a mão e o outro terá de a estender também. Se do outro lado não houver qualquer movimento, poderemos ser impelidos a voltar para trás e a recearmos voltar a tentar de novo a travessia.

Claro que não existem muros indestrutiveis, nem fossos que não possam ser transpostos, por mais assustadores que eles sejam. É nossa obrigação não permitir o afastamento de quem é importante para nós, por mais árdua que se nos afigure essa tarefa.

1 comentário:

Maria disse...

Estando de acordo contigo no fundamental, creio que podemos sempre por a hipótese de que quem é importante para nós pode não sentir o mesmo, ou ter deixado de sentir.
Sendo assim, toda a liberdade deve ser dada para esse alguém se afastar.
Nada pior do que uma relação (seja ela qual for) que se mantenha apenas porque não há uma ponte para atravessar...

Já estou a divagar muito, deve ser da hora.
Bom dia!

Beijos