quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Carnaval Português

Há quem não goste do Natal, do Carnaval, da Páscoa, do Dia dos Namorados, do Dia da Mulher, do Dia da Criança... e há quem goste de tudo. Há quem pense que as tradições se devem manter, há quem pense que estas datas são apenas dias, e que os dias devem ser todos iguais. Eu gosto de tradições, adoro ouvir os que por já terem vivido mais que eu, têm histórias sobre elas para me contar, e luto para que se mantenham.

É certo que o Carnaval se abrasileirou, fruto talvez da espectacularidade que tem no nosso país irmão. Os brasileiros sabem realmente fazer do Carnaval um extraordinário espectáculo de alegria e côr.

É característico do portuguesito não admirar a sua cultura, não amar as suas tradições. Por todo o país vemos corsos que mais não são que réplicas reles de escolas de samba brasileiras. Apenas no Carnaval de Torres Vedras tentam manter a tradição dos bombos e dos cabeçudos, mas mesmo aí já chegaram as deprimentes cópias rascas das escolas de samba.

Por ser uma tradição tipicamente portuguesa trago-vos aqui hoje os Caretos. Por ser verdadeiramente português, e pelo espectáculo de alegria e côr que é, esta deveria ser ser uma tradição que deveríamos lutar por manter.

Mergulhando na raiz profana e carnal, o verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor.

Ao CARETO tudo se permite nesses dias, pois ele assume uma dupla personalidade. O indivíduo ao vestir o fato torna-se misterioso e o seu comportamento muda completamente, ficando possuído de uma energia transcendental. Existe algo de mágico e de forças sobrenaturais ocultas em todo este ritual de festa que atribui a estas personagens prerrogativas a imunidade interditas a outros mortais. A antiguidade e originalidade desta tradição, cheia de cor e som e a vontade das gentes de Podence, em preservar estas figuras, fizeram dos Caretos personagens famosas para lá dos limites da aldeia...

Em Podence, nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.

As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os Caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com um certo receio de que o entusiasmo dos Caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar.

Adaptados ou não a tempos de mais brandos costumes o Carnaval de Podence mantém o clima fantástico de antes. Sedutores e misteriosos, os Caretos guardam a magia dos tempos em que as histórias junto à lareira franqueavam a entrada em mundos de sonho. A eles tudo se permite; o anonimato dá-lhes prerrogativas : dá-lhes poder. Por dois dias no ano os homens são crianças e quem mais brinca mais poder tem."

Meus amigos se estiverem para aí virados façam como muito bem disse a nossa amiga Letícia em comentário num post anterior "Usa o Carnaval e exorciza os teus demônios". Se não estiverem podem sempre usar a táctica do ouriço, que digo-vos eu por experiência própria é uma táctica do camandro...

6 comentários:

JC disse...

Eu gosto é mascarar-me de Matrafona
ou de P... Fina.
Quanto ao carnaval português estou de acordo contigo, mas cada um faz o que sabe e pode, é preciso é agente se divertir, e este ano isto está preto, não há iniciativas.só querem é comer para ficarem bem roliças, vão-se catar.
Cumprimentos do PIM CAGA.... ASSIM.

MisteriosaLua disse...

Mas alguém te perguntou pelos teus fetiches, JC?
Num abia nexexidade....

MisteriosaLua disse...

Isabella, bela, bela....
Num bês que é ´xó uma esculpa pós gajos palparem as gajas?...
ó xanta ingenuidade!

Zé dos Anzóis disse...

Eu devo pertençer ao grupo daqueles para quem a vida sem carnaval, não faz o menor sentido.
Não que goste particularmente de caretos, matrafonas ou partidas de carnaval.
Agora o que eu gosto mesmo é das gajas nuas...
Bora lá "gozar" com elas!
Za

A CONCORRÊNCIA disse...

Minha linda e querida amiga Lua, tás a querer dizer-me que não gostas de te apalpem ? depois queixas-te ... já não te lembras né ? primeiro um apalpão, depois ... se não gostas de apalpões como é que queres chegar ao depois ? A gente pensa que conhece bem as pessoas e depois é isto, estamos sempre a ser surpreendidas.

Zázito e gajos nus há adonde ? investiga e depois informa ... mas dos bons que eu não gosto de porcaria, tá ?

Besos

MisteriosaLua disse...

Pois, talvez seja essa a fórmula para eu achar piada ao Carnaval!: Gajas! Aí está uma coisa que nunca experimentei!