quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Afinidade e empatia.

Quando me apercebia da informação já não conseguia ouvir o nome. À 3ª. vez que a ouvi tentei estar mais atenta e finalmente surge a noticia ligada a alguém: Dalai Lama! Dalai Lama foi internado de urgência com uma forte dor no braço esquerdo. Oh ! disse e pensei com tristeza. E fiquei à espera, durante o resto do dia de ouvir mais alguma coisa que me sossegasse. Gosto de Dalai Lama! Pelo semblante sereno, pela filosofia de não dar importância aos bens materiais, pelos ideais que abraça. Sinto desde sempre afinidade por Dalai Lama e naquele momento surgiu mais exacerbada a empatia que tenho por ele. Não o conheço pessoalmente mas é alguém de quem eu gosto.

Como os pensamentos são como as cerejas, e como é estranho chegarmos à conclusão que podemos gostar de alguém que na realidade não conhecemos, num ápice dei por mim a pensar noutras pessoas com quem tenho afinidades, e naquelas por quem tenho empatia. O que nos leva a ter afinidade com alguém ? o aspecto físico? a maneira de ser? a maneira de falar? o que temos em comum com elas ? o que não temos em comum mas que gostaríamos de ter? o modo como nos tratam ? a maneira de agir com os outros ?

Podemos sentir afinidade por alguém que acabámos de conhecer, e deixar de a sentir com o conhecimento que vamos tendo dela. Exactamente o inverso também pode acontecer. Existem inúmeras formas possíveis de existência ou de inexistência deste sentimento.

O mesmo não acontece com a empatia. A empatia é por definição um sentimento altruísta. A empatia é um sentimento que deveríamos ter por qualquer ser humano, mesmo que não tenhamos qualquer afinidade com ele.

Na realidade cada vez mais sentimos, quando olhamos à nossa volta, que a empatia é um sentimento em vias de extinção. Há até quem não consiga sentir empatia mesmo por aqueles por quem sente afinidade. São os que apenas sentem empatia por eles próprios.

Assumo, apesar de saber que muitos encaram esta maneira de ser e de sentir como uma fragilidade, pertencer ao grupo daqueles que têm capacidade de sentir empatia pelos outros. Assumo também, sentir-me uma pessoa privilegiada. É que contrariamente ao previsível sinto-me rodeada por imensos resistentes como eu, pessoas que têm dentro delas a capacidade de sentirem e demonstrarem empatia pelo próximo. Por esses sinto e sentirei sempre afinidade.