quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Não sou pessimista, o Mundo é que é péssimo.

" Nessa longa história da humanidade, em que ponto tomámos uma direcção errada que nos levou ao desastre em que estamos hoje, e do qual somos responsáveis ? A literatura pode salvar o Mundo ? Como ? Principalmente depois de tudo o que já se escreveu. Como é possível não conseguirmos mudar o rumo das nossas vidas ?

Os direitos humanos não existem, estão apenas escritos num papel e não são cumpridos em nenhuma parte. As populações não os conhecem sequer. A grande causa que deveria mobilizar toda a gente é a reivindicação dos direitos humanos.

Quantos delinquentes existem no Mundo ? A violência já atingiu o nível da barbárie. A corrupção chega a tal ponto que é um problema de linguagem. É preciso conquistar, triunfar. Ninguém se arrisca a dizer que o seu objectivo é ser bom. Querer ser bom numa época como esta, é voluntariar-se para a extinção. Como chegámos a isto ? A saída é a transformação individual - para mudarmos a vida é preciso mudarmos de vida."

Palavras de José Saramago, em entrevista aos jornalistas, em S. Paulo, no lançamento mundial do seu novo livro "A viagem do elefante".

8 comentários:

Cravo a Canela disse...

Esquece lá isso, falemos de coisas importantes: já viste o novo telemóvel Ponto G que saíu? E a cilindrada do novo BMW?!

Maria disse...

E eu que ia comentar a sério, depois de ler o Charraz não consigo... só tenho vontade de rir...

A CONCORRÊNCIA disse...

É Maria, o que vale é que a malta o conhece e sabe que ele é um grande brincalhão ... e que além disso tá em contagem cada vez mais decrescente ... senão até podiamos pensar que ele se interessava por pontos G ... e cilindradas...

Beijos aos dois

MisteriosaLua disse...

Mas quem é que consegue ler Saramago?!?! Juro que tento, mas não consigo!

A CONCORRÊNCIA disse...

Não conseguiste ler isto ? deve ser dos 40º de febre, até eu consegui, li e percebi, que é bem mais dificil ainda ...

Vocês realmente tão sempre a surpreender-me ... ai ! ai !

Uma vida qualquer disse...

Eu gostava era de saber se isto alguma vez foi diferente ou apenas a informaçao se restringia aos 5 km. circundantes, e já agora, se alguém souber para quando a próxima mobilizaçao do Sr. Saramago na reivindicaçao dos tao bem falados direitos humanos, agradeço a partilha.
Lamento, mas estou cansada de moralismos constatados desde as cadeiras do bem estar e da abundancia, com a altivez de quem efectivamente faz algo. Senso comum temos todos, ou quase todos, e que o Mundo nao é o paraiso, é um facto desde Adao e Eva, que acabaram com ele. Se aproveitassem o mediatismo e o dinheiro que ganham para algo mais que dar entrevistas sentados a beira-mar, ganhariamos todos, o Mundo incluido.
É que cada vez mais, estes discursos, se parecem às respostas dadas pelas candidatas a Miss Universo, que tanto gostamos de gozar.
Besos
PS: Lamento a extensao do texto e as minhas desculpas pela falta de acentos, mas é o teclado que há!

A CONCORRÊNCIA disse...

Sandrina, antes de mais quero dizer-te que fico muito honrada pela tua passagem por aqui, pelo blog da concorrência. Depois e embora concorde com parte do que dizes também penso que uma das armas que temos ao nosso dispor para tentar mudar o que não está certo é a palavra. Uma forma de contestar é tornar público o que pensamos. Já não é mau que o Sr. Saramago, com a sua provecta idade de 86 anos aproveite o seu mediatismo para alertar as pessoas para o que não está bem ... claro que poderia fazer muito mais, mas também se poderia limitar a não fazer nada ...

Besos para ti também Niña

Leticia Gabian disse...

O mundo não é péssimo, não! Só é atrapalhadinho...!

Humildemente, acredito que a Literatura não seja capaz de melhorá-lo.

O que acontece é que os que detêm os poderes de decisão e de força do dinheiro lêem os livros errados e os puros de alma não lêem nada, pois, muitas vezes, não têm acesso ou são analfabetos.

Ando chateada, acho que seja por conta do que acontece em Sta. Catarina.

Beijocas