segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Espólio de Fernando Pessoa em leilão


Leilão virtual rende 284 mil euros a herdeiros de Pessoa

A Câmara Municipal de Lisboa espera a decisão do Governo para depois agir judicialmente. Para já, contentou-se em adquirir no leilão, por 3200 euros, o contrato de arrendamento da Casa Fernando Pessoa, onde o poeta viveu.

O leilão foi muito agitado. O director municipal da Cultura, Rui Pereira, tentou, através de uma providência cautelar, impedir a venda dos 26 lotes que considera pertencer à biblioteca já adquirida. Mas interpretações diferentes da lei, entre autarquia e advogados da leiloeira, levaram a que prosseguissem as vendas de todos os lotes . Na assistência, entre os curiosos e admiradores do poeta, devem ter estado, anónimos e calados, alguns dos familiares de Pessoa. E o poeta, o que diria de tudo isto?

Manuela Nogueira, sobrinha de Pessoa, justifica a sua atitude dizendo que já tinha sido assinado um contrato com a casa de leilões, mas acrescenta que na sua opinião não há motivo para preocupação, porque, independentemente de onde irão parar os originais, todos os escritos foram fotografados para que as cópias fiquem disponíveis para estudiosos.

A maior parte dos papéis de Pessoa pertence à Biblioteca Nacional; o restante, cerca de 2.700, aos seus herdeiros. Nesse caso, os originais contêm todo o tipo de anotações e outros detalhes que podem ser perdidos até mesmo com boas fotocópias.

"Para Portugal, não são apenas as sobras de algo sem importância, é Pessoa”, disse Eduardo Lourenço, um dos maiores criticos portugueses, “Um pintor faz um quadro com a idéia de vendê-lo; um poeta não escreve com a idéia de vender os seus papéis, muito menos Pessoa.”

Como é possível permitirmos que o espólio do grande poeta Fernando Pessoa corra o risco de sair da Pátria que ele tanto defendeu e amou ??????????????????????????????????????????????????

1 comentário:

Leticia Gabian disse...

Não é possível, não!


Beijo grande grande