terça-feira, 14 de outubro de 2008

Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado



"Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mais atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!"

Parte final do "Manifesto Anti Dantas" de José de Almada Negreiros

Texto dito pelo extraordinário diseur Mário Viegas e escrito por José de Almada Negreiros em 1915, que surpreendemente após 93 anos, se mantém tão actual... resta-nos continuar a acreditar na cura da cegueira deste nosso Portugal.

5 comentários:

MisteriosaLua disse...

Mas fomos escolhidos pela Finlândia, acho que foi a Finlândia, como melhor país europeu para passar férias!
Eles lá devem saber, puderam viajar pela Europa toda e chegar a essa conclusão!

zmsantos disse...

Sim, isto aqui também não é assim tão mau, até há pessoas que têm casas com vista pró mar, e tudo, e tudo...

zmsantos disse...

Sem querendo justificar o que está mal no nosso país, com o que se passa nalguns países da Europa, experimentem sair daqui, deste quintal à beira-mar plantado e verão que há bem piores.

A CONCORRÊNCIA disse...

Olhem Amigos, deve ser por isso que metade do nosso País já foi comprado pelos Espanhois. Deve ser por isso que as nossas terras estão a ser exploradas por eles. Que o nosso comércio tradicional fecha por não conseguir fazer face a Zaras, Fnacs, e outras que tais...
Ainda bem que os estrangeiros gostam tanto de nós, agora só falta mesmo nós gostarmos de nós próprios... coisa pouca ...

Leticia Gabian disse...

No comments... Assuntos internos


Brasil... Exploração da Amazônia... E etc.
É tudo também assim por aqui, amiga.


Beijo grande