quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Chico faz anos hoje. Parabéns ao Chico.


Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de Junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro.

Chico de Hollanda, de aqui e de algures "Parceiro de euforias e desventuras, amigo de todos os segundos, generosidade sistemática, silêncios eloquentes, palavras cirúrgicas, humor afiado, serenas firmezas, traquinas, as notas na polpa dos dedos, o verbo vadiando na ponta da língua - tudo à flor do coração, em carne viva... Cavalo de sambistas, alquimistas, mundanas, olhos roucos, suspiros nómadas, a alma à deriva, Chico Buarque não existe, é uma ficção - saibam. Inventado porque necessário, vital, sem o qual o Brasil seria mais pobre, estaria mais vazio, sem semana, sem tijolo, sem desenho, sem construção."
Ruy Guerra (cineasta e escritor)

Bastava aparecer na censura uma música de sua autoria para os censores tentarem a transformação para peritos - Chico escondia a revolução entre as linhas de suas letras. Foi perseguido a cada passo, teve os seus microfones desligados durante um show com Gil, quando foi apresentar Cálice ao público - mas tal qual Julinho, escorregava pelas mãos da ditadura usando tão somente sua genialidade.

Modelador de palavras, tem o dom único de descrever sentimentos como quem vive cada dor ou alegria - fala por nós - e não há quem, alguma vez na vida, ao ouvir as suas composições, não tenha jurado que Chico esteve por um momento na sua alma para ter conseguido descrever a emoção indescritível.
Carô Murgel (escritor)


2 comentários:

MisteriosaLua disse...

Duzentas e quantas?

A CONCORRÊNCIA disse...

Miguita, encontrei noutra listagem 425 canções escritas por ele. Estão por ordem alfabética no
endereço abaixo. Se quiseres ir bisbilhotar vais-te dar conta de que conheces bastantes.

//letras.terra.com.br/chico-buarque/

É obra, ou antes é uma gigante obra !