terça-feira, 18 de maio de 2010

Foi o Facebook que me desvendou as palavras de João Monge, mais precisamente através de alguém cujo trabalho admiro e que teve e gentileza de me aceitar como amiga: João Gil. Gosto das palavras de João Monge. São poemas simples, fluidos que dizem tanto e de um modo quase simplista. João Monge brinca com as palavras admiravelmente. Não o conheço pessoalmente, no entanto João Monge teve a amabilidade de me agradecer publicamente a partilha do seu trabalho com todos vocês que por aqui vão passando. Como já disse gosto dos poemas de João Monge, acrescento que me tocou a simpatia e o carinho que me demonstrou e claro que também a sua simplicidade e a sua modéstia. Todos nós sabemos que os poetas se desnudam e desvendam nos poemas que escrevem. Por tudo isto partilho mais um poema.

Não digas que não te avisei

Se a velha diz que vais quase nua
Não faças caso
Deixa-a falar
Se o pintas manda bocas na rua
Não ligues peva
Manda-o lixar

Se a vizinhança fizer escarcéu
E te ameaça
Mandar prender
Põe-te bonita de perna ao léu
Diz ‘ma chalaça
Fá-la sofrer

Deixa as etiquetas, dá corda aos sapatos, não temos as 7 vidas dos gatos
Deixa as etiquetas, dá corda aos sapatos, não temos as 7 vidas dos gatos

Se o cão de fila te quer filar
Manda-lhe um osso
Manda-o buscar
Se o mais reguila te convidar
Vai-lhe ao pescoço
Põe-te a ladrar

Depois, não digas que não te avisei!

Se as catatuas vão à igreja
Meter umas cunhas
Pra te salvar
É porque já estão verdes de inveja
Roendo as unhas
Pra não pecar

Depois, não digas que não te avisei!

Se a esperança um dia bater à porta
Faz-lhe um café
Manda-a sentar
Pois até os peixinhos da horta
Com muita fé
Conseguem nadar

Se vires que o caso está mal parado
Só armadilhas
Em contratempo
Agarra o braço ao teu namorado
E põe-te a milhas
Enquanto é tempo

Depois, não digas que eu te avisei!

João Monge

1 comentário:

Rogério Charraz disse...

E para os mais distraídos, lembro que o João Monge é autor das letras de canções dos Trovante (Timor, Aerograma), Rio Grande (todas!), Ala dos Namorados (Loucos de Lisboa, História do Zé Passarinho), Rui Veloso (Nunca me esqueci de ti) entre muitas outras...

Vê lá se lhe pões uma cunha para fazer uma letra para mim...