terça-feira, 13 de outubro de 2009

Plano de urbanização do Vale de Almornos


Moro a 20 km de Lisboa, 10 km de Sintra, 12 km de Odivelas. Bem pertinho de Lisboa eu e mais cerca de 300 pessoas não usufruimos do saneamento básico que felizmente usufruem tantas outras pequenas terriolas espalhadas por esse nosso Portugal, muitas vezes com apenas meia dúzia de habitantes. Água, esgotos ou estradas que não fiquem intransitáveis quando chove é um luxo a que não temos direito. Possivelmente para nos contentar ofereceram-nos um perfume muito peculiar vindo de uma suinicultura que continua a funcionar apesar de todos os esforços já feitos no sentido do seu encerramento.

Coloquei no motor de busca de Google as palavras "Projecto de Urbanização de Vale de Almornos" e surgiu-me um aviso nº. 708/2001 datado de 29 de Janeiro de 2001 que começa assim:

Nos termos do artigo 74.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, publicita-se que a Câmara Municipal de Sintra deliberou, na sua reunião ordinária de 27 de Setembro de 2000, a elaboração do Plano de Urbanização da Área de Desenvolvimento Turístico do Vale de Almornos, abrangendo a área territorial delimitada na planta anexa a este aviso, que dele faz parte integrante e aqui se dá por inteiramente reproduzida.

E que podem ler na integra aqui

No site da Câmara Municipal de Sintra podemos ler isto :

A quarta linha de desenvolvimento estratégico corresponderá à necessidade de sustentar melhor a articulação ao quadro de elaboração dos instrumentos de gestão territorial de âmbito municipal, designadamente planos de urbanização e planos de pormenor. Reforça-se a probabilidade de melhor sequência ao Projecto – Plano de Urbanização do Parque Temático de Sintra, ao Projecto – Plano de Urbanização do Campus Universitário da Universidade Católica Portuguesa, ao Projecto – Plano de Pormenor das Portas Sul do Cacém, ao Projecto – Plano de Pormenor de Abrunheira – Norte, ao Projecto – Plano de Pormenor do Monumento Natural de Carenque e ao Projecto – Plano de Urbanização de Desenvolvimento Turístico do Vale de Almornos.

Será que neste novo mandato o Sr. Dr. Seara vai finalmente cumprir os objectivos que não conseguiu cumprir no mandato anterior ?

Devo dizer que nada tenho contra o Sr. Dr. Seara, acredito até que se foi eleito pela 3ª vez consecutiva muito deve ter feito pelo Município de Sintra. Mas não posso deixar de acrescentar, que como cidadã que há 30 anos vive sem as condições básicas de habitabilidade, como portuguesa que trabalha e paga todos os seus impostos, deveria ter direito a mais.

Por tudo isto no domingo votei nulo. 30 anos é muito tempo de espera. 30 anos fazem-nos deixar de acreditar.

P.S. Resta-me uma consolação o Caneira não ganhou a Junta de Freguesia de Almargem do Bispo
VIVA O BENFICA !!!!

3 comentários:

Maria disse...

Pois....................
(e depois não te queixes...........)

A CONCORRÊNCIA disse...

É a minha forma de lutar contra este nonsense, que é disso que se trata, porque a ideia é despropriar metade dos proprietários para terem espaço para construir campos de golfe ...a terra a quem a trabalha infelizmente já deu ...

Beijos

Blog do João disse...

EM RELAÇÃO À SITUAÇÃO DO BAIRRO DE VALE DE ALMORNOS, RECEBI RESPOSTA DA C. M. SINTRA A UM PEDIDO DE INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO DA URBANIZAÇÃO DO BAIRRO DE VALE DE ALMORNOS. A RESPOSTA DA C.M.S. FOI A SEGUINTE:

A deliberação de elaboração do Plano de Urbanização da Área de Desenvolvimento Turístico de Vale de Almornos foi efectivamente revogada, através da Proposta n.º 671-P/2008, visto que parte da sua área de intervenção foi abrangida pelo Plano de Urbanização da Serra da Carregueira. No entanto, mantém-se em vigor a elaboração do Plano de Pormenor de Vale de Almornos, que constitui a operação de reconversão da AUGI n.º 26.

As últimas diligência desencadeadas, pela Divisão acima referida, no âmbito da elaboração do Plano de Pormenor de vale de Almornos, foram as seguintes:

1 – Reunião realizada, a 06/04/2009, com representantes da Associação de Proprietários de Vale de Almornos, tendo esta ficado de apresentar um documento escrito sobre a proposta do Plano de Pormenor. Após a recepção deste parecer, será agendada reunião de articulação, tendo em atenção os estudos e análises produzidos pela equipa de coordenação;

2 – Consultas internas e externas, nomeadamente ao Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas e ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico.

DEPREENDO QUE SEGUNDO A INFORMAÇÃO DA C.M.S. NESTE MOMENTO ESTÁ NAS "MÃOS" DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO O "AVANÇO" NO PROCESSO DE LEGALIAÇÃO DA AREA AUGI DE VALE DE ALMORNOS.

SOU PROPRIETÁRIO DE TERRENO COM PROJECTO PARA VIVENDA NO BAIRRO, PROJECTO DE ARQUITECTURA APROVADO PELO GABINETE DE ARQ. DA C.M.S. MAS DO QUAL NÃO OBTIVE ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO (POSSIVELMENTE DEVIDO À PASSAGEM DE CAMARA DO PS PARA O PSD)

A PRESENÇA DESTE BLOG NA NET ACHO QUE PODE AJUDAR MUITO A DIVULGAÇÃO DOS "PROBLEMAS" NESTE BAIRRO. BEM HAJA.

ESPERO QUE POR AQUI POSSAMOS ESTABELECER CONTACTOS PARA AVANÇAR COM A LEGALIZAÇÃO DO NOSSO BAIRRO. ENTRETANTO VOU TENTAR ENTRAR EM CONTACTO COM A ASSOCIAÇÃO PARA SABER EM QUE PONTO ESTÁ A SITUAÇÃO REFERIDA NA RESPOSTA DA C.M.S.

joaotrocasousa@gmail.com