quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bora lá ?

O inventor dos matraquilhos é o galego Alexandre Campos Ramires, conhecido como Alexandre Fisterra. Após ser atingido por uma bomba nazi em Madrid em 1936 fica coxo, e é no hospital que inventa, com a ajuda de um carpinteiro basco, um jogo de futebol inspirado no ténis de mesa.O invento foi patenteado em 1937, no entanto perde o papel da patente quando atravessa a pé os Pirinéus. Na década de cinquenta, exilado na Guatemala, começa a produzi-los de maneira industrial. É neste país que tem a ocasião de meter uns golos a Che Guevara, que conhece por meio da amizade da irmã dele, Hilda Gadea. Este poeta e editor defensor da República defendia que o seu invento é um jogo completo: “não fomenta o autismo como os video jogos; mas a amizade, o companheirismo, a coordenação de movimentos entre a mão direita e a esquerda”.

Convido-os a todos a fomentar a amizade, o companheirismo e a coordenação de movimentos entre a mão direita e a mão esquerda, no próximo domingo, dia 12 de Julho de 2009.

Almoço em Almornos, cerca das 13 horas, seguido de grandioso torneio de matrecos. Temos garantida a presença de muito maus, maus, médios, grandes e espectaculares jogadores desta modalidade.

Inscrições abertas.

5 comentários:

Rogério Charraz disse...

Presente!

Pedro Branco disse...

Já entrei em estágio!

Maria disse...

Vou entrar em dieta... de morangos!
:)

Carol disse...

Presente ... com uma camisola VERDE !!!! ;)

JC disse...

Eu já treino.