segunda-feira, 1 de junho de 2009

1 de Junho (Dia Mundial da Criança e dos Direitos Humanos)

A escravatura foi abolida oficialmente em todo o mundo mas continua a ser um instrumento da vida contemporânea "largamente difundido e profundamente arreigado", segundo um relatório divulgado pela UNESCO no seu sítio da Internet.

Trata-se de uma obra do investigador britânico Joel Quirk, do Instituto Wilberforce para o Estudo da Escravatura e a Emancipação (WISE), elaborado a pedido do projecto UNESCO "A Rota do Escravo".

O documento começa por definir as diferentes formas de escravidão, fornece dados sobre a sua amplitude, estuda as diferenças e semelhanças entre as práticas históricas e contemporâneas de dominação e analisa as principais circunstâncias históricas que conduziram à sua abolição.

Socorrendo-se de casos registados em Portugal, Estados Unidos, República Dominicana, Haiti e Reino Unido, o trabalho passa em revista as principais limitações de abolição legal da escravatura.

Nas conclusões, sugere possíveis estratégias e recomendações, estruturadas em quatro grandes eixos de acção: educação, informação e sensibilização; continuação das reformas legislativas; aplicação efectiva da lei; libertação e reabilitação das vítimas e reparação das injustiças.

2 comentários:

Maria disse...

Estou há tempos a olhar para este post e nem sei o que te dizer...
Gostava de poder dar colo a todas as crianças do mundo.

:)

A CONCORRÊNCIA disse...

Todas as crianças do Mundo merecem um colo Maria, e tanta gente por aí com capacidades para o dar ...

Beijo grande