domingo, 5 de abril de 2009

Ainda sobre amor ...

Ligou-me hoje. Não falamos amiude agora, mas quando falamos, falamos mesmo. Dá-me um prazer imenso ouvi-la, aprendo com ela em cada palavra, em cada frase. Sempre foi assim. Esquecemo-nos das horas quando falamos, falamos de tudo, e sobre tudo. Desliguei e fiquei a pensar no que me disse. Falou-me da sua determinação em manter na lembrança os gestos e os rituais que faziam parte da sua vida antes do meu tio morrer. Falámos de inúmeras coisas, de paixão, de amor, de companheirismo, de não se arrepender de nada do que fez na vida, na importância que podem ter as escolhas menos correctas se com elas tivermos a capacidade de aprender. Acabámos a falar dos netos. Falou-me de tudo com palavras que soam a poemas, como sempre faz. O neto mais pequenito tem pouco mais de 2 anos, contou-me as suas façanhas e acabou com esta frase "nós a brincar até lhe chamamos o solidário da família".

Lembrei-me da sofreguidão com que absorvia as suas palavras quando era criança. Lembrei-me como ela foi e é importante para mim. É natural que eu já fosse solidária, mas ela ensinou-me a ser mais ainda. Ela ensinou-me a olhar o mundo com os seus olhos de poetisa, a amar os outros com a força com que hoje sou capaz de amar. Foi com ela que aprendi que haviam pessoas que lutavam por ideais, e pessoas que eram presas pela determinação que punham nessa luta. Doí-me o afastamento físico que a vida nos impôs. Sei que ela sabe como gosto dela, mas tinha necessidade de lhe prestar esta homenagem. Obrigada tia Isolina, a tua ajuda foi determinante na minha escolha em ser o que sou. E como estas palavras devem ser ditas sempre que nos apetecer, faço questão de as deixar hoje aqui : gosto muito de ti !!!

3 comentários:

Pedro Branco disse...

O mundo é pequeno! A tua tia não é uma das fundadoras da escola onde eu trabalho? Isso diz tudo sobre ela.

Beijo

A CONCORRÊNCIA disse...

E também deves conhecer a irmã dela Catarina, e a filha da irmã, a Alexandra, e a minha prima Ana, professora de ballet na escola onde trabalhas, e foste professor do filho da Ana, do Afonso, e ...

O Mundo é mesmo pequeno Pedro.

Beijo grande

Maria disse...

Olha a roda que aqui vai...
Além de pequeno, o mundo é redondo!
hehehehe

Beijos aos dois