terça-feira, 10 de março de 2009

Porém, que coisa, que coisa louca, que coisa linda que os filhos são!

Poucos de vocês conhecem a Antónia, mas no sítio onde ela mora todos a conhecem, todos gostam dela e todos a acarinham. Eu moro lá também.

A Antónia tem um filho, já quarentão. Drogado, irrascivel, parasita. Anda agora em tratamento, o filho da Antónia, a tentar fazer uma desintoxicação.

À pouco, quando vinha para casa deparei-me com uma ambulância imobilizada no meio da estrada. Eram vários os carros à volta dela, um deles era o da Antónia. Olhar de desespero, semblante de consternação. Foi o meu filho vizinha, disse-me ela, com uma enorme tristeza na voz, sentiu-se mal e desmaiou, encontraram-no aqui caído no chão! Não obrigada, não preciso de nada, vou seguir atrás da ambulância. Fiquei parada a vê-los afastarem-se enquanto pensava: para uma mãe um filho é sempre ... um filho !
Poema enjoadinho

Filhos...Filhos? Melhor não tê-los!
Mas se não os temos como sabê-lo?
Se não os temos, que de consulta.
Quanto silêncio, como o queremos!
Banho de mar, diz que é um porrete...
Cônjuge voa,transpõe o espaço
Engole água, fica salgada
Se iodifica depois, que boa
Que morenaça que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa a aporrinhação:
Cocó está branco, cocó está preto
Bebe amoníaco, comeu botão.
Filho? Filhos? Melhor não tê-los
Noites de insónia, cãs prematuras
Prantos convulsos. Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo, melhor não tê-los...
Mas se não os temos, como sabê-lo?
Como saber, que macieza nos seus cabelos
Que cheiro morno na sua carne
Que gosto doce na sua boca!
Chupam gilete, bebem xampoo
Ateiam fogo no quarteirão
Porém, que coisa, que coisa louca
Que coisa linda que os filhos são!
Vinicius de Moraes

8 comentários:

Maria disse...

SIM às tuas palavras
SIM ao poema de Vinicius...

Beijo

Joana Correia disse...

E eu que já salvei a vida a esse homem...

JC disse...

E esta situação não é nada, há casos bem piores.
mas só de vêr a cara de angústia daquela mãe, metia dó.

A CONCORRÊNCIA disse...

Mãe é mãe e isto diz tudo.

Agora avós podem sonhar né ?

Eu por exemplo adorava ter um neto com uns olhos assim.

Nunca se sabe, nunca se sabe ...

MisteriosaLua disse...

E qando o tiveres, eu sei de um infantário muita giro, onde o podes inscrever! ;)

Leticia Gabian disse...

Mãe é mãe, sim. Por isso mesmo, nos reconhecemos na angústia da Antonia.
Como não a conheço, quando estiveres com ela, afaga-lhe o rosto por mim, tá bem?

A propósito, tenho que dar os parabéns à Isabel e ao JC pela filha maravilhosa que produziram. Sou mesmo muito fã da Jojô.
Já agora, digo que os parabéns são extensivos também ao Nuno.

Beijos grandes (meus) aos quatro e abraços de Zé

A CONCORRÊNCIA disse...

Obrigada Letícia, tu, como eu sabes,que para uma mãe é muito mais importante elogiarem-lhe os filhos que elogiarem-na a ela própria, né amiga ? :D

Beijos grandes para os dois

Rogério Charraz disse...

Conhecem o meu primo? Não?! Ele é "irrascivel, parasita", mas só quando está "Drogado". Quando não está é um amor de pessoa, com uma habilidade capaz de exercer qualquer profissão do mundo, com um coração do tamanho do mundo. Infelizmente cruzou-se há muitos anos com a droga, e perdeu muita coisa, tornou-se muita coisa, entre as quais portador do HIV, mas não deixou de ser meu primo, e não deixou de ser um amor de pessoa, apesar de todas as canalhices que fez a pessoas que ama profundamente, para poder alimentar o vício que lhe condicionou a vida. Lamento o sofrimento da D. Antónia, mas também lamento muito o sofrimento do filho. E todos os dias agradeço a Deus não ter caído no mesmo erro...