sexta-feira, 27 de março de 2009


Entre 15 e 18 de Agosto de 1969 realizou-se numa quinta em Bethel, nos arredores de Nova York o festival mais lendário de todos os tempos: Woodstock ou o "Festival da paz e do amor". 32 músicos e agrupamentos, actuaram num fim de semana chuvoso para cerca de meio milhão de espectadores. Li hoje nas notícias que irá realizar-se novamente este ano. Irá ser gratuito, ecológico e irá tentar recuperar o espírito musical de 1969.

Dos músicos que participaram no primeiro festival estão garantidos para este ano alguns nomes como The Who, Santana, Crosby, Stills and Nash e Joe Cocker.

Woodstock permitiu a abertura do Mundo em geral para alguns dos ideais de quem nele participou e de todos a que ele assistiram. É a ele que devemos a liberdade sexual, a não discriminação das minorias, e o ambientalismo, que supostamente temos nos nossos dias.

Outras mensagens, outros sonhos por lá ficaram, como a luta contra o capitalismo, contra a violência e contra a guerra em geral. Sonhos que quem detém o poder não poderia permitir que deixassem de o ser, sonhos bem mais difíceis de tornar realidade.

Deixo-vos este video com um Joe Cocker bem pedrado a cantar "With a little help from my friends"
Woodstock 1969


Bom fim de semana para todos, com muita paz e muito amor !!!

P.S. Ass- a-foras, bora lá ? Vou jogar no Euromilhões, se me sair vamos todos, boa ?

4 comentários:

Leticia Gabian disse...

SODADE!!!!!!
Vivi intensamente este festival (à distância, claro!).

Depois dele, houve algumas tentativas, mas todas sem o mesmo astral...Os tempos eram outros...Pena!


Beijinhos grande grandes

A CONCORRÊNCIA disse...

Sim Letícia, penso que só nós que o presenciámos e vibrámos com ele, embora à distância, possamos ter uma ideia da importância que ele teve para nós e para os outros...

Beijos e até mais logo

Maria disse...

Ó minha, o homem não tava nada pedrado. Era só uma moca. O Neil Young também actuou... :)
Sabes onde eu estava nestes dias? Em Sesimbra. Foram dias de loucura total, porque acompanhávamos o festival da forma que podíamos.
O tempo do FLOWER-POWER... (if you go to S. Francisco...)
Devo ter fotos dessa época. De como eu era, como me vestia... foi a libertação para meia dúzia de gaijas que "ousámos" fumar em público, nas cidades de província, nos cafés onde praticamente não entrava uma senhora - só acompanhada do marido...

A minha geração foi fantástica! E vínhamos todos com a pedalada do Maio de 68...

Podem tentar fazer agora um festival parecido, que mantenha o espírito, etc. Duvido que consigam. As condições são outras, as pessoas são outras, e outras são as mentalidades.
A não ser que esse festival esteja repleto de pessoal de 60 anos, mais ou menos...
:))))

Foi a época de experimentar tudo, com a porta que se abriu...

;)

Beijos e até logo

A CONCORRÊNCIA disse...

Maria eu não tenho 60 anos e conseguia estar lá agora, 40 anos depois, com o mesmo espirito.

Acredito que seja dificil reunir novamente quase 50.000 pessoas com eu, como tu,como a Letícia, e tenho pena, muita pena mesmo...

Até mai logo gaija, beijos, repenicados ...