quinta-feira, 26 de março de 2009

Morreu Jade Goody. Quem de nós não sabe que ela morreu ? Quem era Jade Goody ? simples a resposta, era uma celebridade, ou seja uma pessoa amplamente reconhecida pela sociedade. Que fez ela para conseguir assim a atenção de todo o Mundo ? Participou num concurso em que se expôs publicamente, e chamou a atenção de todos apostando na diferença. Num Mundo em que se luta contra o racismo, ela foi racista, num Mundo em que se aposta na cultura ela mostrou a total falta dela. Vendeu a sua vida aos media. Lucraram ambos, ela que conseguiu assegurar o futuro dos filhos, eles que conseguiram vender à custa da sua exposição. Jade Goody soube aproveitar-se da fome de bisbilhotice. Soube expor como ninguém a pobreza, a miséria, a ignorância, a ignomínia, o oportunismo, o desespero, o corpo, a saúde, a doença. Tornou tudo isto público, tudo isto foi visto, vasculhado, violado pelos olhares. Morreu possivelmente feliz por ter sido capaz de proporcionar aos filhos uma vida sem problemas económicos, o que para ela seria indubitavelmente a melhor coisa que lhes poderia oferecer. Jade Goody que em 2002 alcançou o 1º lugar numa votação para eleger a pior pessoa de Inglaterra, foi no entanto também eleita a 25ª pessoa mais influente do Mundo, embora curiosamente tivesse admitido não saber o significado da palavra. Jade alcançou a celebridade através de um curioso culto contemporâneo ás celebridades sem talento.


3 comentários:

Maria disse...

O cor de rosa aqui funcionou. Parece que houve um aumento bastante grande de gente jovem a fazer o diagnóstico do cancro no útero... Valha-nos isso.

Uma vida qualquer disse...

Talvez a diferença entre 2002 e 2009 apenas seja, que às vezes somos menos do que queremos ver e mais do que querem ver de nós.

A CONCORRÊNCIA disse...

A verdade Sandrina é que nós nada somos. Hoje até podemos pensar que sim, mas um dia virá que descobriremos que não, e nesse dia o que ficará de nós por aqui, será o que tivemos capacidade de deixar durante o tempo que por cá estivemos. Bom ou mau será isso que ficará.

Se Jade Goody ajudou a sensibilizar as pessoas para a necessidade do rastreio do colo do útero, já foi positiva a sua passagem por aqui, né Maria ?

Outras coisas ela deverá ter deixado com certeza, pena é tantas outras pessoas deixarem neste Mundo tanta coisa que deveriam ser importantes para os outros e a mensagem delas não chegar à quantidade de pessoas que chegou a mensagem de Jade.