terça-feira, 17 de março de 2009


Ainda a propósito da Tia Gicélia.

Apareceu na varanda do escritório onde ela trabalhava. Nem sequer comia sozinha. Levei-a para casa e durante semanas cuidei dela, dava-lhe comer à boca várias vezes ao dia, tentei que sobrevivesse, e sobreviveu. Nunca gostei de pássaros presos em gaiolas, por isso a pombita andava em liberdade. Saltitava por ali no quintal, e a pouco e pouco foi voando, primeiro voos rasantes, depois voos mais arriscados, até que um dia voou de vez. Dediquei-lhe muito tempo da minha vida, e dei-lhe toda a atenção e todo o afecto que tinha para dar, mas ela voou, e embora eu esperasse que ela voltasse um dia, ela nunca mais voltou.

Engraçado como é fácil de prever o comportamento dos animais. Não podemos esperar que um pássaro escolha viver uma vida como a nossa, ele tem asas para voar. No entanto se ele precisar da nossa ajuda claro que faremos tudo para o ajudar, independentemente de recebermos retorno do nosso carinho e da nossa dedicação.

Um gato é diferente é um animal individualista. Os seus desejos sobrepõe-se até ao carinho que possa sentir por quem o trata bem. Pode gostar do dono mas acima de tudo gosta de si próprio. Podemos ter por eles a maior afeição do mundo, a retribuição por parte de um gato nunca será proporcional ao afecto que temos por ele.

E finalmente os cães. Os cães gostam incondicionalmente dos seus donos. É difícil e complicada a nossa vida, nem sempre um dono pode dar ao seu cão a atenção que ele precisa e que ele merece. O cão pode ficar triste, por não ter o carinho que está habituado a ter, mas não se virará contra o dono. Pode sentar-se junto a ele tentando atrair a sua atenção, pode até ladrar-lhe para lhe demonstrar a sua insatisfação, mas nunca se esquecerá de como o dono o ama, e irá amá-lo sempre incondicionalmente, nos bons e nos maus momentos. Um cão reconhece o amor e a dedicação que lhe é oferecida .

Há quem goste de pássaros, há quem goste de gatos, há quem goste de cães, há quem goste de todos, e há quem nem sequer goste de animais, há quem escolha dedicar-se apenas a si próprio. É a diversidade que dá côr à nossa vida.

1 comentário:

Maria disse...

Esqueceste-te das tartarugas e peixes, que também são animais de estimação... e não te falo daqueles que nos aparecem em casa (bate 3 x na madeira) sem serem convidados - ratos e baratas, hehehe!
Hoje tou assim, pronto!

Beijinhos