terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O costume




"O costume é a união do agradável e do útil sem exigir reflexão. Se uma pessoa se sente bem com um costume ou, pelo me­nos, se por intermédio do mesmo assegura a sua existência, então esse costume é necessário. No entanto o mesmo grau de bem-estar também pode existir com outros costumes sendo até possível alcançar graus mais elevados. " Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'


Não tentem convencer-me que nunca vos aconteceu. A mim, acontece-me inúmeras vezes. Não estou a falar do hábito em si, mas da falta dele. É realmente extraordinário como nos habituamos a agir mecanicamente numa tão imensa diversidade de situações ... Ora se o Senhor Friedrich Nietzsche (que descobri ter sido um influente filósofo alemão do século XIX) nos diz que é possível alcançar graus mais elevados de bem estar quando adquirimos novos costumes, quem sou eu para pôr em causa as suas palavras ?

A partir de hoje vou tentar aniquilar todos os velhos costumes, não me interessa a acomodação, abaixo a habituação. O meu único objectivo será alcançar graus cada vez mais elevados de bem estar. A partir de agora, nenhum segundo da minha vida irá ser igual a outro. Recuso-me a agir mecanicamente. De hoje em diante irei sentir todos os momentos da minha vida, recuso-me a vivê-la letargicamente, a deixá-la passar sem a sentir. Todos temos direito a atingir o clímax da vida, possaras ...

4 comentários:

Cravo a Canela disse...

Como dizem os conterrâneos da nossa Leticia, "bola p`ra frente, que atrás vem gente!"

Maria disse...

Desde que tenho este novo costume de estar reformada nem sabes o grau elevado de bem estar que sinto...
:)))

Beijinhos

Leticia Gabian disse...

Tô contigo, querida!
Veja quanto há de novo em minha vida e o quanto isto anda a me fazer bem..!

Beijo imenso

P.S. Desculpe se fui espaçosa quando falei da tua garagem pra festa de carnaval...É que me senti muito bem lá, amiga. Beijocas com confetes.

A CONCORRÊNCIA disse...

Claro que a minha garagem está sempre à disposição dos Ass-a-fora, ela até tá toda bonitinha agora, pronta para nos receber. Em relação ao Carnaval o JC anda para aí a inventar umas coisas, temos de falar, falamos na sexta-feira ao jantar ...

Beijos grandes