quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A vida


” A vida não é uma fotografia, em que preparamos as coisas para que fiquem bem e em seguida fixamos uma imagem para a posterioridade; é um processo sujo, desordenado, rápido, cheio de imprevistos. A única coisa certa é que tudo muda.”
Isabel Allende


Se a vida fosse exactamente aquilo que planeamos, seria no mínimo um tédio. É no seu desordenamento sempre imprevisto, algumas vezes lento, outras rápido, e outras ainda rápido de mais, é no nosso esforço para tentar impor-lhe a nossa ordem que está a magia ... Todos nós sabemos que o que nos é oferecido sem esforço não tem o valor daquilo porque somos obrigados a lutar. As partes menos transparentes são as que devemos evitar, são as que nos obrigam a agir de modo a que não tenham qualquer significado no seu contexto geral. Eu diria portanto que a nossa vida não é realmente uma fotografia, porque ela é na verdade muitas fotografias, com instantes para que lutámos com todas as nossas forças para que fossem perfeitos, isto claro dentro do nosso conceito de perfeição.
Realmente a única coisa que temos como certa nela é que tudo muda (e ainda bem porque não existe coisa pior que a rotina) e é por essa inevitável e constante mutação que temos a obrigação de fazer em nós próprios as alterações necessárias, para que transformemos todas as suas etapas em fotografias tão perfeitas que as suas imagens possam ficar para a posteridade.

3 comentários:

Maria disse...

Este post é para reflectir. Porque dá pano para mangas...
Na parte que nos toca fazer, estarei de acordo contigo, mas há sempre a outra parte que não controlamos, mesmo. A vida prega-nos partidas, completamente imprevistas (diria mesmo desajustadas, fora do normal), e quanto a isto, minha Amiga... pouco podemos fazer, ou nada podemos fazer.
Por isso temos a obrigação de disfrutar de cada momento como se fosse o último, e fazer da nossa vida a fotografia mais bonita que pudermos...

Um beijo

MisteriosaLua disse...

E, além das fotos, que dizer dos apanhados, Querida?

Leticia Gabian disse...

Ai... Ando sem conseguir comentar certos blogs.

Estou com a cabeça cheia de preocupações, amiga. O contrário da saúde veio visitar a minha família e isto me deixa sem graça.

Em momentos assim, queria que a vida fosse uma fotografia na qual pudéssemos fazer retoques ao nosso bel prazer.