quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ainda falando sobre os nossos jovens de hoje, quero partilhar com vocês o meu contentamento. Finalmente estou realmente e verdadeiramente orgulhosa de ser portuguesa. Vocês sabem que os nossos jovens ocupam o primeiro lugar da UE em interesse em acompanhar noticias sobre ciências e novas tecnologias ?

É uma triste realidade os pais terem hoje em dia menos tempo e menos apetência para acompanhar os filhos, para conversarem, para brincarem, para lhes lerem um livro ou para lhes contar uma história. Têm tantas outras coisas para fazer que é muito mais cómodo deixá-los sózinhos a ver televisão, a brincar com a playstation, com o gameboy, ou com o computador, sem qualquer acompanhamento por parte dos únicos com capacidade para os ensinar. É urgente a afectividade em troca do materialismo, é urgente o sentido de família em oposição ao isolamento.

Não é portanto de admirar que os nossos jovens que passam os seus dias sozinhos com máquinas, se interessem tanto por tecnologia. Como já disse atrás é de louvar este interesse dos nossos jovens, lamento é que esse mesmo interesse não seja extensível à aprendizagem da matemática, do português, do inglês, ou das ciências as disciplinas onde todos têm problemas e as únicas que lhes permitiriam compreender verdadeiramente esta constante evolução tecnológica.

Seja como for, continuo a dizer, vivam os nossos jovens pois é deles o futuro do nosso país.

1 comentário:

Leticia Gabian disse...

Essa falta de acompanhamento dos pais, de atenção, de afetividade, faz com que os filhos busquem compensações. Podem ser como a que fala no teu texto, como podem ser as drogas, a curiosidade precoce e posterior compulsão pelo sexo. é mesmo triste.