quarta-feira, 29 de outubro de 2008

29 de Outubro de 1929 - começa a Grande Depressão

A fotografia Migrant Mother, uma das fotos americanas mais famosas da década de 1930, mostrando Florence Owens Thompson, mãe de sete crianças, de 32 anos de idade, em Nipono, Califórnia, março de 1936, em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar a sua família. O seu marido havia perdido 0 emprego em 1931, e morrera no mesmo ano.



A Grande Depressão causou pobreza geral nos Estados Unidos e em diversos países do mundo.

Fila de famílias esperando por ajuda financeira.

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão económica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão económica do século XX. Este período de depressão económica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial.

O dia 24 de Outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de Julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão económica que se estendeu até 24 de Outubro, quando valores de acções na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de accionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram a fechar inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou na Segunda-feira negra (o dia 28 de Outubro) e Terça-feira negra (o dia 29).

Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e especialmente o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil, a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, pois por se tratar de um país socialista, estava com a economia fechada para o capitalismo.

Em alguns países, a Grande Depressão foi um dos factores primários que ajudaram a ascensão de regimes de extrema-direita, como os nazistas comandados por Adolf Hitler na Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial terminou com qualquer efeito remanescente da Grande Depressão nos principais países atingidos.

Estejamos portanto atentos amigos, face à actual conjuntura económica, redobremos as nossas atenções, rico é sempre rico (eu bem os vejo por aqui, coitaditos muito aflitinhos pelo dinheiro que estão a perder na bolsa ...), e pobre pode ficar ainda mais pobre ...


2 comentários:

Maria disse...

Era muito bom que todos pensássemos nesta crise que atravessamos, pois estou em crer que o pior (sempre para nós) está ainda para vir...

Beijos, Isabel

A CONCORRÊNCIA disse...

Sabes Maria, estes ricos com quem sou obrigada a lidar todos os dias tem-me deixado muito preocupada. È que quando até os ricos estão aflitos, o que será de nós. Crise nunca vista, sem se vislumbrar qual poderá ser o desfecho, porque nunca houve nada semelhante. Algumas empresas pelo Mundo fora já começam a despedir em massa... espero estar a ser pessimista !