terça-feira, 6 de maio de 2008


I
mpecável

do Lat. impeccabile
  • adjectivo 2 géneros. Significado: que não pode pecar, sem defeito, imaculável, irrepreensível.
  • É difícil de encontrarmos na nossa traiçoeira língua, palavra mais impecável que a palavra impecável. Ora comecemos pelo significado da palavra em si.
    • Que não pode pecar. Forte hem? é difícil, ou quase impossível, acredito mesmo que se formos por aqui não conseguiremos nunca conotar alguém ou alguma coisa com esta palavra. Passemos portanto à fase seguinte, porque se houvesse alguém que nunca tivesse pecado seria um chato com certeza.
    • Sem defeito. Ora aí está, será que neste Mundo haverá alguma coisa totalmente perfeita? E será que a perfeição é realmente uma coisa agradável ? Penso que os pequenos defeitos dão côr a nossa vida. Se cada um de nós não tivesse alguma coisa em si mesmo que não gostasse de mudar, com certeza que se aborreceria de morte com a sua perfeição. É tão gratificante a luta interior de cada um para tentar mudar o que achamos que está errado em nós próprios.
    • Imaculável. Por aqui sim, por aqui talvez seja mais fácil alguém merecer ser conotado pela palavra. Bastará para tanto usar sempre um babete a todas as refeições, tomar banho pelo menos 3 vezes ao dia, e lavar as mãos e os dentes de dez em dez minutos.
    • Irrepreensível. Podemos todos tentar, claro que uns conseguirão mais facilmente que outros chegar à perfeição. Mas também me parece que sabermos sempre o que podemos esperar do nosso semelhante, nunca termos surpresas em relação a alguém, nos trará no mínimo um grande tédio à nossa vida.
    Fugindo do significado universal da palavra, e passando para o meu significado pessoal, devo dizer-vos que nesse meu contexto tenho a sorte de poder considerar várias pessoas da minha vida realmente impecáveis, não chatas, não entediosas, mas impecáveis no meu verdadeiro sentido da palavra. Aqueles que só de pensarmos neles, na sua entrega, na sua amizade, no seu apoio incondicional, na sua solidariedade para com o próximo, nos fazem sorrir, nos comovem algumas vezes, e acima de tudo nos fazem sentir que nunca estaremos sós.

    P.S. Os meus muros estão tão branquinhos , mesmo impecáveis.


    8 comentários:

    Cravo a Canela disse...

    "Ora aí está, será que neste Mundo haverá alguma coisa totalmente perfeita?"

    E a Fatela? E a cerveja?!

    É favor dizer aos pescadores do pincel que a peixaria de Rio de Mouro está a precisar de uns retoques...

    Ah, e venho pelo presente confirmar a minha presença na festa do muro imaculado, perdão, no almoço. Para ajudar à digestão podíamos fazer uns "grafites", mas como a tinta é tóxica, podíamos usar produtos naturais produzidos pelo corpo humano...

    MisteriosaLua disse...

    E eu aproveito a tua deixa para deixar aqui registado que na minha vida também existem muitas pessoas impecáveis, umas desde sempre outras mais recentes...

    Quanto aos muros, acho que o Rodrigo os vai adorar! ;)

    MisteriosaLua disse...

    Rogério, tu não te metas nesses assuntos, homem!...

    A CONCORRÊNCIA disse...

    Charrazito, tu não me venhas outra vez com a conversa das badalhoquices, que eu já não aguento tanta conversa de mer.. (porcaria).
    É verdade, então amiguita Lua, e aquela nossa combinação de falarmos de outro tipo de badalhoquices , é para começarmos quando?

    MisteriosaLua disse...

    Miguita, dá o mote e eu vou logo atrás de ti!

    Zé dos Anzóis disse...

    Uns mais brancos que outros, uns com mais cal no chão que nos muros, mas isso foi ontem, quando chegares a casa hoje até te passas...
    Ahhh e há alguns que de tanta mestria até foram assinados pelo autor.
    Beijo
    Za

    MisteriosaLua disse...

    Miga, o repto foi lançado, vamos ver se eles lhe pegam!

    A CONCORRÊNCIA disse...

    Amigo ZA, então já acabaste o trabalho ? O João diz que vocês fugiram assim que o apanharam de costas.
    Beijocas e OBRIGADA e ao expert Tio Joaquim também beijos cheios de agradecimento.

    P.s. Têm de lá voltar para tratarem da história do blogg, já que hoje não tiveram tempo. Embutes combinar um dia, ou uma noite ?

    Amiga Lua, deixa-os pousar para o ataque dar mais pica. Eles que atirem a primeira pedra.