sexta-feira, 28 de março de 2008

Dalai Lama e o Tibete



Devo confessar que não percebo nada de política, devo confessar que tendo em consideração como vão as coisas no nosso país não me apetece mesmo perceber de política. No entanto, sou solidária com ideais que me parece terem a força necessária para melhorar o Mundo em que vivemos. Sou também solidária com povos oprimidos seja pela sua diferença, seja pela sua cultura, seja pela sua riqueza espiritual e económica.

No "tecto do Mundo" (as montanhas do Tibete têm em média 4.875 m) existe um povo com uma cultura própria, com uma língua própria usada por 150 mil pessoas, e a história deste povo teve início há 2100 anos. Os massacres têm sido uma constante na história do Tibete e se continuarem possivelmente levarão ao genocidio desta civilização.

"Cerca de cem pessoas morreram em confrontos no Tibete" afirmou o primeiro ministro tibetiano no exílio em 17/03/2008

"Pedimos à comunidade internacional e ás Nações Unidas para enviar delegações ou comissões para o Tibete " idem

Dalai (oceano em mongol) Lama (mestre, guru, em tibetiano) é a única pessoa a quem se atribui o título de Sua Santidade além do Papa.

Deixo aqui alguns pensamentos de Dalai Lama (Oceano de Sabedoria)


"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro chama-se amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver"

"Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e à felicidade"

" O que mais me surpreende na humanidade é o facto de os homens perderem a saúde para juntar dinheiro e depois perderem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido"

4 comentários:

Anónimo disse...

Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.
Dalai Lama

A cadela da concorrência está com uma pedalada, e não é loura(bem preta).

Pit Bull

Zé dos Anzóis disse...

Possam os pobres ser ricos,
Os fracos e infelizes ter alegria.
Possam os desesperados encontrar nova esperança,
Felicidade permanente e prosperidade.

Possam os temerosos ultrapassar o medo
E os escravos libertaren-se.
Possam os fracos ter poder,
E possam os seus corações unir-se na AMIZADE.
(Dalai Lama)
Possamos nós ter dentes para dar umas dentadas nestas maleitas da vida.
Beijo, bom fim de semana.

MisteriosaLua disse...

Politiquices, delegações e comissões à parte, o animal racional (irónico, verdade?) sempre fez e fará o que lhe der na real gana, a maior parte das vezes sem razões que possam, nem aparentemente, justificar os seus actos...
Quanto a filosofias de vida...
Vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...
Ou ainda, O Clube dos Poetas Mortos, que conta a história de John Keating, um professor que inspirava os seus alunos a perseguir as suas paixões e a tornar as suas vidas extraordinárias!
Desta feita, não me despeço com os habituais Besitos...

Carpe Diem!

Anónimo disse...

"Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade."

"Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez."

"A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito."

Dá-me uma enorme felicidade ver o prazer, dedicação, inspiração e alegria que dás a estas crónicas do mundo de hoje...

Um grande beijo
FÓfÓ ;-)