quinta-feira, 28 de maio de 2009

Interessante como uma palavra isolada, sem outras que nos distraiam, que nos levem a pensar num todo desfocando-nos da palavra em si, nos sugere sabores, cores, cheiros, formas e até lugares.

Por exemplo esta : CACAU. Pensemos nela. O que nos surge primeiro ? o aroma adocicado ? a textura cremosa ? a cor quente? lugares exóticos ? os dias frios de inverno, a lareira acesa ?

CACAU é realmente uma palavra plena de sensações. Como todas as outras se pensarmos nelas abstraindo-nos de contextos, e sem lhe associarmos outras que alteram as sensações que a palavra isolada nos oferece.

Claro que CACAU pode também ser conectado com a ideia de dinheiro, mas até nesse sentido, nos traz à lembrança, formas, cores, e pensamentos.

Tentemos agora fazer a associação da palavra com outras. "CACAU da Ribeira" - o aconchego do estômago depois de uma noite de festa. "És o meu CACAUZINHO" - demonstração de carinho pelo outro de uma maneira pouco usual. "Pena o CACAU fazer-nos tanta falta " - infelizmente o dinheiro é uma coisa de que precisamos para viver. E tantas outras frases poderia aqui escrever, onde a palavra CACAU toma sentidos tão diversos, e diferentes do sentido da palavra original.

Não quero no entanto acabar este post, e porque foi esse o motivo por que me lembrei de o escrever sem vos deixar aqui um novo significado para a palavra CACAU: "Bodas de CACAU". Os meus amigos (as) já sabiam o que significa a associação destas três palavritas ? pois eu confesso-vos que não sabia, e como o aprendi hoje não resisti a partilhá-lo com vocês ."Bodas de Cacau" é a comemoração de 81 anos de casamento. Será que alguma vez alguém comemorou estas bodas ? Dificil né ?

1 comentário:

Maria disse...

Pra curar a ressaca antes de ir dormir, uma ida à Ribeira era fundamental, no meu tempo...
LOL!!!