quarta-feira, 8 de abril de 2009


Olha, apetece-me ...

Pode ser impressão minha, mas sinto que “apetecer” é, nos nossos dias, um sentimento desvalorizado. Há outros de muito mais importância como “concretizar”, “realizar”,“investir”. “Apetecer” é um verbo demasiado leviano nestes tempos em que tudo tem de ser devidamente justificado, em que cada decisão deve ser fundamentada por uma data de estudos e previsões. Apetece-me uma coisa qualquer e vem logo um especialista com as suas opiniões sustentadas. Ou um estudo dizer que essa coisa não é boa. Que há outra melhor. Que, veja lá bem, pense duas, três, quatro vezes. O que acontece é que os estudos são mais que as mães e, tal como as mães ( e contra mim falo), às vezes podem ser além de contraditórios e erróneos também muito chatos ...

É perfeitamente legítimo gostar de alguém porque apetece gostar de alguém. Sim, há quem utilize a palavra para justificar a violência, mas também está associada à criatividade. Quero acreditar que Beethoven compôs todas as suas sinfonias porque lhe apeteceu, e que Fernando Pessoa escreveu todos os seus poemas, porque lhe deu na real gana. Que Deus, se existir (se calhar não lhe apetece existir, está no seu direito), criou o mundo e o homem porque lhe apeteceu. Porque lhe deu na telha. E nada nem ninguém, nenhum estudo e nenhum especialista, têm alguma coisa a ver com isso.

6 comentários:

MisteriosaLua disse...

Poçaras! (e escusas de refilar, porque escrevo assim porque me apetece!)
Finalmente deste a mão á palmatória!
Cachorrita e Cachorrita, rejubilem! Ela admitiu ser chata!!!
Poçaras! Aleluia! O Senhor seja louvado! (se lhe apetecer!)

JC disse...

Não é nada chata, é uma querida.
Paspalha até que enfim que apareces,POSSARAS nunca mais aprendes.
Beijocas

Maria disse...

A porque falaste aí nalguém que eu não conheço, mas que sei, apetece-me perguntar-te onde entra a teoria de Darwin...
Possaras, tou a meter-me contigo!

Até logo!

Leticia Gabian disse...

Possaras...Apetece-me rir aos borbotões...!
Habemos casa!!!!!!!!!
Uhuuuu!!!!!

A CONCORRÊNCIA disse...

Aleluia ...lá oh lá, aleluia ... era bom que apetecesse ao Darwin fazer um milagre, e que de uma vez por todas aprendesses a escrever POSSARAS !!!!

Gracias Amori, és lindo !!!

Possaras já me meti contigo lá mais encima !!!

Letícia apetecia-me tanto que conseguisses. Boa,YEEEESSSS, tou contente possaras !!!

Apetece-me lambuzá-los de beijos !!!

Pedro Branco disse...

Quem fala assim não é gago! (Mesmo que lhe apeteça... Eheheh). Gostei deste texto e do que transmite. Como acabei de dar um parecer sobre uma escola nova, cheia de palavras caras e objectivos e tal... soube-me mesmo bem ler isto!