domingo, 12 de outubro de 2008

O segredo está em encontrar o ponto certo na balança da vida



Nem centralização de umbigo a mais, nem centralização de umbigo a menos. O segredo é encontrar o ponto certo na balança da vida.

E se nos colocarmos no centro do universo? do nosso próprio universo, deixando de depender de coisas, pessoas ou lugares para viver ?

Vou passar a tentar exemplificar:

Fulana diz: - Ele deixou-me! Não consigo viver sem ele .
Beltrano pensa: - Se eu tivesse aquele carro, então sim eu seria feliz!
Cicrano fala: - Se eu morasse em tal país... aí sim ... aí tudo seria perfeito.

Fulana não vai morrer por falta de ninguém, só morrerá se lhe faltar água e comida, ninguém é insubstituível, se ela se focalizar em ser o centro do universo, se ela se lembrar que muitas pessoas dependem dela, da sua companhia, dos seus conselhos ... rapidamente voltará a ser feliz.

Beltrano conseguiu finalmente aquele carro de que tanto precisava para ser feliz. E agora ? Está feliz por isso? Não pois não ? quer o quê agora ? aquela casa na praia ? e a seguir vai precisar do quê para ser feliz ? Se ele tiver como prioridade de vida melhorar-se a si próprio como ser humano, conseguirá muito mais facilmente alcançar a felicidade.

E tu Cicrano: em todos os lugares do Mundo encontras pessoas felizes e pessoas infelizes. Sabes onde tudo é perfeito? Onde tens a tua família, os teus amigos, aqueles que tu amas e que te amam a ti.

Pratiquemos então um pouquinho de egocentrismo! Os verdadeiros egocêntricos vivem felizes com sua própria existência, mas não se preocupam com a felicidade do próximo. Temos portanto de o praticar com precaução, sem nunca pensarmos que somos os donos da verdade, tentando gostar um pouco mais de nós, mas continuando a ter consideração pelos outros.

1 comentário:

MisteriosaLua disse...

E se...? E se...?
Este teu post recorda-me a conversa de ontem! O JC é que sabe!
Cá eu vou vivendo no meu universo, preenchido de felizmentes e infelizmentes!
P.S.Esta música é fantasmástica! Faz-nos dançar! Já corri os não sei quantos m2 da minha sala aos pulinhos e saltinhos!