domingo, 29 de junho de 2008

Ser simples ou ser complicado

Ser simples é o oposto de ser complicado. Olhar à nossa volta, olhar para dentro de nós, e conseguirmos que esse olhar não complique situações e vivências, não é fácil. Ser simples é, sem precisar de pensar muito, sem analisar exaustivamente, e sem perdas de tempo inúteis , conseguir chegar a conclusões. Ser simples, é dizer que um pão é um pão, e não que é uma certa quantidade de farinha amassada com água em condições especiais, e depois cozida num forno com uma temperatura x. Os homens são por natureza menos complicados que as mulheres, esse poder de sintetizar ou não a nossa vida nasce connosco, e contra ele é inutil lutar. Há no entanto, situações na vida de cada um de nós, que não são tão lineares assim, que se não pensarmos, repensarmos a voltarmos a pensar, nunca as conseguiremos entender, outras há, que por mais que percamos tempo a analisá-las, serão sempre verdadeiramente incompreensiveis. Quem tem o dom de ser simples, não pensará nelas nem lhes dará relevância, quem não tiver esse dom, possivelmente desperdiçará algum tempo da sua vida a pensar inutilmente. Por isso amigos, para mim, cada um de nós seja homem ou mulher, seja simples ou complicado é o que consegue ser. Não é sermos simples ou complicados que nos dá ou tira valor como seres humanos, o que realmente importa é a capacidade que cada um de nós tem de ser generoso com o próximo, de gostar, de apoiar, de se dar ao outro. É a maior ou menor capacidade que cada um de nós tem de entrega para com o seu semelhante, que mede a nossa grandiosidade, as outras diferenças que existem entre nós são apenas o sal e a pimenta da vida.

3 comentários:

Zé dos Anzóis disse...

Eu não sou nada complicado, a menos que:
- Gostar de dormir na minha cama;
- Não dispensar a minha almofada;
- Só conseguir cagar na minha WC;
- Não gostar de ovinos e caprinos;
- Não poder comer sardinhas
- Não gostar de cebola;
- Não gostar de alhos;
- Não gostar de carne picada;
- Não gostar de leite;
- Não gostar de natas, sejam coisas de um gajo complicado, eu cá acho que não...
Za

zmsantos disse...

Complicado é a gente subir ao palco, pernas a tremer, dor na barriga, nó na garganta.

Descomplicado fica, quando olhamos para a assistência e vemos nela os amigos que nos vieram apoiar e dar uma forçinha. Aí é a magia. Do espectáculo. Da comunicação. Da amizade.

Obrigado aos meus mágicos amigos!

MisteriosaLua disse...

Za, nadinha, mesmo!...

Zé, complicado é nós não podermos fazer isso...