quarta-feira, 25 de junho de 2008

Porque recordar também é viver

Antoni Placid Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao
modernismo catalão (a variante local da art nouveau).

1 comentário:

JC disse...

Barcelona é uma cidade linda.
Prefira sempre andar a usar um transporte público. A qualidade do metrô, dos ônibus/autocarros, dos táxis e dos trams é incontestável, mas Barcelona é muito mais bela quando o turista se deixa perder pelas ruelas do Barri Gòtic ou pela arquitetura modernista da Gràcia ou pela profusão de atividades das Ramblas.

Obras de Gaudí:
Templo Espiatório de la Sagrada Família - templo modernista projetado por Antonio Gaudí. Começou a ser construída em 1882 e até hoje está em obras. Reza a lenda que Gaudí morreu quando, ao tentar ter uma visão mais completa das obras, foi andando de costas da calçada para a rua e um ônibus/autocarro o atropelou. Chega-se de metrô com as linhas azul e roxa (estação Sagrada Família)
Parc Güell - antiga residência do arquiteto catalão. Imenso parque com uma vista maravilhosa para a cidade. Chega-se de metrô com a linha verde (estações Vallcarca e Lesseps).
Casa Batllò - maior intervenção arquitetônica nos prédios residenciais do Paiseig de Gràcia. Chega-se de metrô com a linha azul (estação Gràcia).
Pedrera - outra obra residencial de Gaudí. Arquitetura mais simples que as anteriores, contudo o museu no último andar explica toda a obra do artista. Chega-se de metrô com a linha azul (estação Gràcia).
Ramblas - Coração turístico da cidade. Começa na Plaça de Catalunya e termina no Port Vell. Dioturnamente tem apresentações de artistas de rua. Também conta com muitos serviços como balcão de informações turísticas (a 300m da Plaça Catalunya), restaurantes, bares de copas, bancas de jornais (que tem de tudo e algumas funcionam 24hrs) etc.

E já fui muito feliz em Barcelona
JC