
O artista queixou-se. Temos que lhe dar razão, realmente a fotografia estava fraquinha.
Está melhor esta, não acham ?
Pomba Gira
Lembram-se dela ? É ou não é o exemplo perfeito do "desenrasca-te", do "faz-te à vida", do "olha lá por ti senão estás feito"...depois basta alguém achar piada ao ridiculo, e dar uma mãozinha, aproveitar-se a oportunidade e ... fazermos o que temos capacidade para fazer, nem que isso seja apenas uma triste figura. Será que continua amiga de peito da Princesa Diana será que continua espírita incorporada do Professor Sousa Martins ( um homem que no seu tempo, lutou pela análise científica dos factos e pela desmistificação do espíritismo, alguém que tentou acabar com o obscurantismo e cuja estátua, no Campo de Sant'ana, é permanentemente venerada pelos muitos "milagres" que lhe são atribuídos). Possivelmente agora reencarna outras figuras, as que poderão ter mais interesse na actualidade. Tenho a certeza que não desapareceu andará algures por aí, apenas esperando que mais uma vez a tragam para o estrelato. Viver não custa né amigos ? o que custa mesmo é saber viver ... e claro, termos talento, muito talento, mais que não seja para fazermos figuras ridiculas ...
O dia 24 de Outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de Julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão económica que se estendeu até 24 de Outubro, quando valores de acções na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de accionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram a fechar inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou na Segunda-feira negra (o dia 28 de Outubro) e Terça-feira negra (o dia 29).
Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e especialmente o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil, a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, pois por se tratar de um país socialista, estava com a economia fechada para o capitalismo.
Em alguns países, a Grande Depressão foi um dos factores primários que ajudaram a ascensão de regimes de extrema-direita, como os nazistas comandados por Adolf Hitler na Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial terminou com qualquer efeito remanescente da Grande Depressão nos principais países atingidos.
Estejamos portanto atentos amigos, face à actual conjuntura económica, redobremos as nossas atenções, rico é sempre rico (eu bem os vejo por aqui, coitaditos muito aflitinhos pelo dinheiro que estão a perder na bolsa ...), e pobre pode ficar ainda mais pobre ...
Uma pergunta à outra:
- Como vão os seus dois filhos… a Rosa e o Francisco?
- Ah! querida… a Rosa casou-se muito bem. Tem um marido maravilhoso. É ele que se levanta de madrugada para trocar as fraldas do meu netinho, faz o café da manhã, lava a louça e ajuda na lida da casa. Só depois é que sai para trabalhar. Um amor de genro! Benza-o, ó Deus!
- Que bom, heim amiga. E o seu filho, o Francisco? Casou também?
- Casou sim, querida. Mas coitadinho dele, não teve tanta sorte.
Casou-se muito mal… Imagina que ele tem que se levantar de madrugada para trocar as fraldas do meu netinho, fazer o café da manhã, lavar a louça e ainda tem que ajudar na lida da casa! E depois de tudo isso ainda sai para trabalhar, para sustentar a preguiçosa da minha nora.
Olha pra mim
Deixa voar os sonhos
Deixa acalmar a tormenta
Senta-te um pouco aí
Olha pra mim
Fica no meu abrigo
Dorme no meu abraço
E conta comigo
Que eu estarei aqui
enquanto anoitece,
enquanto escurece
e os brilhos do mundo
cintilam em nós
enquanto tu sentes
que se quebrou tudo
eu estarei
sempre que te sentires só
Olha pra mim
Hoje não há batalhas
Hoje não há tristeza
deixa sair o sol
Olha pra mim
fica no meu abrigo
perde-te nos teus sonhos
e conta comigo
Texto dito pelo extraordinário diseur Mário Viegas e escrito por José de Almada Negreiros em 1915, que surpreendemente após 93 anos, se mantém tão actual... resta-nos continuar a acreditar na cura da cegueira deste nosso Portugal.
Na sua essência a vida é monótona. A felicidade consiste pois numa adaptação razoavelmente exacta à monotonia da vida. Tornarmo-nos monótonos é tornarmo-nos iguais à vida; é, em suma, viver plenamente. E viver plenamente é ser feliz. Os ilógicos doentes riem - de mau grado, no fundo - da felicidade burguesa, da monotonia da vida do burguês que vive em regularidade quotidiana e, da mulher dele que se entretém no arranjo da casa e se distrai nas minúcias de cuidar dos filhos e fala dos vizinhos e dos conhecidos. Isto, porém, é que é a felicidade. Parece, a princípio, que as cousas novas é que devem dar prazer ao espírito; mas as cousas novas são poucas e cada uma delas é nova só uma vez. Depois, a sensibilidade é limitada, e não vibra indefinidamente. Um excesso de cousas novas acabará por cansar, porque não há sensibilidade para acompanhar os estímulos dela. Conformar-se com a monotonia é achar tudo novo sempre. A visão burguesa da vida é a visão científica; porque, com efeito, tudo é sempre novo, e antes de este hoje nunca houve este hoje.
Fernando Pessoa, in 'Reflexões Pessoais'
Ora então, vamos lá todos ficar muito contentinhos por termos a felicidade de começarmos hoje uma nova semana, desejando claro que esta seja a semana mais monótona de todas as semanas da nossa vida ...
Esta medida surgiu depois do autarca ter lançado um ultimato ao partido para retirar o cartaz até às 18:00 horas desta segunda-feira.
Em resposta, o PNR não só se recusou a retirar o cartaz, como fez saber que vai apresentar uma queixa-crime por abuso de poder à Câmara Municipal de Lisboa, em concreto à vereação de Sá Fernandes.
Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo).
Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente.
O que pode levar alguém a sentir-se superior ao seu semelhante. O que pode levar alguém a pensar que há seres humanos de primeira e seres humanos de segunda. Tratem os vossos distúrbios psicológicos até conseguirem perceber que todos somos iguais ... mas depressa por favor .