sexta-feira, 23 de julho de 2010

Esta é a definição de "tuna" na wikipédia:

Uma tuna é um agrupamento musical de estudantes do ensino superior, nuclearmente constituído por instrumentos cordofones. A tuna difere de um grupo musical normal (p. ex., uma bandaou orquestra), pelos requisitos para entrar na tuna, e pela sua ligação à Universidade de origem; ainda, os elementos destes grupos, enquanto tunos (em actuação ou digressão), envergam sempre o traje académico da sua Universidade.

O repertório musical das tunas é extremamente variado, indo desde adaptações de temas de autor, passando pela música erudita, até composições originais cuja temática incide essencialmente na vida boémia estudantil, na celebração do amor, mantendo afinidades temáticas com o fado e um certo estilo de música muito em voga em meados do século XX, de cariz humorístico e brejeiro - picaresco, portanto. Envergam usualmente o traje académico da instituição que representam, sem prejuízo de em certos casos serem criados trajes especificamente para o efeito - inspirados, em todo o caso, quer em trajes estudantis de séculos passados, quer com adaptações de elementos etnográficos da região a que pertence.


A minha é: música portuguesa, boa disposição, alegria e uma vontade enorme de fazer da vida uma festa.


Deixo-vos com um video da tuna que irei ter o privilégio de ir ver e ouvir amanhã no "Pátria Lusa" em Cascais. Venham daí porque a nossa vida é para ser vivida como uma festa .







Sem comentários: