quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Sem a música, a vida seria um erro." Friedrich Nietzsche


Hoje é Dia Mundial da Música, tendo sido este dia criado em 1975 com os seguintes objectivos:

-a promoção da arte musical em todas as secções da sociedade
- a aplicação dos ideais da
UNESCO de paz e amizade entre os povos
-a evolução das culturas, a partilha de experiências e a apreciação mútua dos diversos valores estéticos (...) »

É certo que todos os dias são dias Mundiais de qualquer coisa, é certo que a música não deveria precisar de um dia Mundial para ela. A música tem tanta importância no dia a dia de todos os que ouvem (e até magicamente mesmo muito dos que não ouvem têm a capacidade de a sentir) que quase é estranho haver a necessidade de criar um dia Mundial para ela.

Goethe disse:

"Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas."


Porque a maioria de nós não segue este conselho de Goethe (excepto é claro a parte das palavras sensatas ...) bora lá aproveitar o dia de hoje para realizarmos pelo menos uma das tarefas que deveriam ser obrigatórias no nosso dia a dia? Ouçamos um tema musical que nos seja particularmente querido (ou dois, ou três, ou todos os que nos apetecerem). Sentemo-nos, alheando-nos de tudo o resto a ouçamos a MÚSICA. Porque não cantar e/ou dançar se nos apetecer. Façamos de hoje o dia de celebrarmos a música. Porque:

"A música está em tudo. Do mundo sai um hino."

Vitor Hugo

Sem comentários: