quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Recomeçar ...


"Born" Amar Amarni (2007)

Conta-se que um respeitável fazendeiro de 80 anos, verdadeiro sustentáculo de tradições seculares, tinha uma única e adorável neta de 8 anos. Homem rígido e acostumado a posições irrevogáveis dobrava-se no entanto a "quase todos" os pedidos da menina. Um belo dia, a criança, que conhecia o horror do avô em comer guisado de quiabos (embora soubesse também que ele jamais experimentara o sabor do mesmo) pede-lhe para que experimente "pelo menos uma colherzinha", daquele guisado que ela adorava. Ao que o octogenário e respeitoso senhor lhe responde "Sabes querida? Se atender ao teu pedido, corro dois riscos: o primeiro é não conseguir mesmo comer por não gostar do sabor, o segundo é que, caso goste do sabor, vou ter que assumir oitenta anos de erro!"

Claro que o maior risco era o segundo. A dificuldade de recomeçar um novo caminho, reconhecendo que havia um engano na posição anterior.

Todos nós temos o direito (senão o dever), de crescer todos os dias, no entanto teremos de ser nós a decidir por este renascer diário.

Até a própria felicidade é fruto de nossa decisão de sermos felizes.

Mudar não significa desconhecer os valores do passado. Significa evoluí-los. Não se trata de reinventar a roda mas sim de "flutuar" acima dos trilhos. E em breve nem precisaremos mais de rodas, só das grandes evoluções que fizemos a partir delas. Não percamos pois a oportunidade de crescer todos os dias e de buscar o recomeço sem medos, é esta a verdadeira delícia de se viver.

2 comentários:

MisteriosaLua disse...

Nunca te esqueças do que escreveste aqui, e flutua, amiga, flutua!...

A CONCORRÊNCIA disse...

É só evitar que me cortem as asas e aproveitar os ventos de feição que sopram de amigos com A grande como tu miuda linda e continuarei a flutuar, prometo ...