terça-feira, 5 de maio de 2009


SE

Se és capaz de manter o sangue-frio
enquanto outros à tua volta o estão perdendo
e deitando-se as culpas;

Se és capaz de fiar-te em ti próprio
quando todos duvidam de ti
- e no entanto perdoares que duvidem;

Se és capaz de esperar sem cansar a esperança,
e de não caluniar os que te caluniam,
e de não pagar ódio por ódio
- tudo isto sem dar-te ares de modelo dos bons;

Se és capaz de sonhar
sem que o sonho te domine,
e de pensar, sem reduzir o pensamento a vício;

Se és capaz de afrontar o Triunfo e o Desastre
sem fazer distinção entre estes dois impostores;

Se és capaz de sofrer que o ideal que sonhaste
o transformem canalhas em ratoeiras de tolos;
ou de ver destruído o ideal da vida inteira
e construí-lo outra vez com ferramentas gastas;

Se és capaz de fazer do que tens um montinho
e de tudo arriscar numa carta ou num dado,
e perder, e começar de novo o teu caminho,
sem que te oiça um suspiro quem seguir a teu lado;

Se és capaz de apelar para músculo e nervo
e fazê-los servir, se já quase não servem,
aguentando-te assim quando nada em ti resta,
a não ser a Vontade, que te diz: aguenta!

Se és capaz de aproximar-te do povo e ficar digno,
ou de passear com reis conservando-te humilde;

Se não pode abalar-te o amigo ou inimigo;
se todos contam contigo e não erram as contas;
se és capaz de preencher o minuto que foge
com sessenta segundos de tarefa acertada;

Se assim fores, meu filho, a Terra será tua,
será teu tudo o que nela existe,
e não receies que to tomem...

Mas (ainda melhor que tudo isto)
se assim fores, serás um homem!


[Rudyard Kipling- Bombaim, Índia, 1865-1936]

Mas (ainda melhor que tudo isto)
se assim fores, serás uma MULHER !

Acrescento eu ...


15 comentários:

Maria disse...

o Kipling tem razão... tu também, no poema.
... que dália bonita!!!
:)))

beijoca

Rogério Charraz disse...

Sabem o que vos digo? Mais vale dália que vendêlia....

A CONCORRÊNCIA disse...

Meus lindos meninos, estou aqui disponibilissima para vos dar algumas lições sobre o verdadeiro nome das flores. Não é que eu seja expert no assunto, claro, a realidade é bem diferente, vocês dois é que não percebem nada, zero, niente, de jardinagem, nem do verdadeiro nome das flores.

A minha flor é uma MARGARIDA, NÃO É NENHUMA DÁLIA, COMO CERTAS PESSOAS TÊM NOS POSTS DELAS.

E SABEM QUE MAIS ? NÃO VOU DÁLIA, NEM VENDELIA !!!!!!!!!!!!!!!
TENHO DITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Possaras tanta ignorância hortícola brada aos céus !!!!!!!!!!

Maria disse...

Olha, ficou abespinhada, carago...

A CONCORRÊNCIA disse...

Abespinhada ? Eu ? Nã !!!
Só gosto de ajudar os meus amigos. Há lá coisa mais importante na vida que saber o nome exacto de cada flor ?

P.S. Vendêlias não conheço, mas vou tentar informar-me sobre o assunto e depois falo com os meninos, tá ?

Maria disse...

... continua abespinhada...
vá lá, para não dares aqui duas seguidas (respostas, é claro) eu aceito antecipadamente o pedido de desculpas.
A foto que está no meu blogue é uma marbgarida e não uma dália, como tu gostarias que fosse... para me dizeres que eu não percebo nada de agricultura... hehehehehe

bjocas

Maria disse...

MARGARIDA e não marbgarida
possaras

A CONCORRÊNCIA disse...

Se não tivesses a mania de não me mostrares tudo, de esconderes pormenores, nada disto tinha acontecido, né ? e agora ? que me resta agora fazer depois de finalmente me teres mostrado as folhas das possíveis dálias, prováveis margaridas ? dar a mão à palmatória, possaras. Tens razão a flor do teu post é uma margarida.

(qual será o castigo de ter errado? só espero que seja coisa que me agrade, e de preferência que me agrade muito ... )

Maria disse...

És tão gira... agricultora, floricultora e mais outras ouras...
Eu limitei-me a colocar uma flor (margarida) no meu blogue, tu vens dizer que não é margarida mas sim uma dália, eu nem teimo contigo porque já sei que não vale a pena, e agora vens dizer-me (quase acusar-me!!!!) que não te mostrei tudo... de esconder pormenores... hehehehehehehehehe
foste lá só pelas folhas, admite!

Se não fosses como és eu gostava que fosses como és :)))

beijocas
(não gostas de perder nem a feijões, LOL)

A CONCORRÊNCIA disse...

Folhas fazem-me lembrar aquelas coisas que se enrolam e se fumam ... ai como é que se chamam ?não me lembro do nome, bolas, ai esta minha cabecinha, parece que começa por c, e tem um a no meio, e dois erres,e acaba em s, então não é que agora me deu uma branca ... CIGARROS, POSSARAS, não há dúvida que o PDI é mesmo uma coisa tramada ...

Beijos ó perfeitinha, que não se importa de perder, e que não é nada, mas mesmo nada teimosa ...

Pedro Branco disse...

Não querendo intrometer-me nesta discussão acesa sobre assuntos vários, passei para deixar um beijo de emoção de tamanha cor que por estes lados andaram (e andam). Parece que me passou um camião em cima. Mas hoje bebo uma!

Beijos

Leticia Gabian disse...

Olha,
Lá no meu blog tem uma flor. Eu acho que é uma margarida. Eu a pus lá pensando na Margarida. Portanto, a Margarida é.

Beijocas com cheirinho de bebezinho...ai, tão bom!!!!!!!

A CONCORRÊNCIA disse...

Pedro não ligues, foi a alegria a culpada dos devaneios de duas avós emprestadas ...

Letícia claro que sim, a partir de hoje qualquer flor para mim é uma margarida ...

Beijos aos dois

MisteriosaLua disse...

Mas vocês não têm mesmo mais nada para fazer, pois não?!?!?
É que nem pensem que vêm cá com histórias de que estão muito cansadinhas, coitadinhas, que eu mando-vos excrementar!

pin gente disse...

eheheh... não pude deixar de ler.
isto é uma margarida, claro que sim. acompanhada de belíssimas palavras.
tanto quanto me lembro (e flores também é comigo) a maria publicou um crisântemo que também é uma margarida, embora muitas pessoas não o saibam.
a família das margaridas é muito vasta, bonita e colorida. há-as de "todas" as cores e feitios.

beijinho a todas as flores.
luísa