quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Um bom 2009 para todos nós


Lembro-me de na última passagem do ano ter desejado que o ano de 2008 passasse num ápice, num sopro, de tal maneira que quase não desse por ele.

O ano de 2008 passou à velocidade de todos os anos anteriores da minha vida, deixando as marcas que era impossível não deixar.

Não me perguntem porquê, mas apesar de todas as graves crises anunciadas, tenho uma esperança gigantesca que 2009 seja um ano muito, mas mesmo muito bom. Resolvi acreditar que seria, resolvi que será obrigatório ser. Quero com todas as minhas forças que o ano que começa agora seja um dos melhores da minha vida, e desejo exactamente o mesmo a todos vós. Viva o novo ano, viva 2009.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Aqui dentro de casa

Há 30 anos 0 25 de Abril, que nos trouxe a liberdade de expressão e a igualdade tinha acontecido à 4 . Estávamos no auge da mudança. Aprendíamos novas maneiras de pensar, novas maneiras de viver, sem algemas, sem mordaças.

Há 30 anos eu tinha 20. Usava calças à boca de sino, flores bordadas na roupa, flores coladas no cabelo e nos ideais. Igualdade, amor e fraternidade eram as palavras de ordem, e delas fiz minha bandeira, interiorizando-as até hoje.

Há 30 anos ouvia esta canção do José Mário Branco e pensava que nunca, mas mesmo nunca, eu haveria de ser Marta, sofrendo por todas as mulheres que não tinham conseguido manter-se Mariazinhas durante a sua vida. Durante trinta anos tenho tido a meu lado alguém que pensa como eu. Durante trinta anos nem por uma vez deixei de me sentir Mariazinha.

Aqui dentro de casa

Foi há tantos anos, foi há dois mil anos
Que vi no amor o meu Cristo
Que me mostraste um amor imprevisto
Que me falaste na pele e no corpo a sorrir

Meus olhos fechados, mudos, espantados
Te ouviram como se apagasses
A luz do dia ou a luta de classes
Meus olhos verdes ceguinhos de todo para te servir

Mariazinha fui, em Marta me tornei
Vou daquilo que fui pr'aquilo que serei

Filhos e cadilhos, panelas e fundilhos
Meteste as minhas mãos à obra
E encontraste momentos de sobra
Para evitar que o meu corpo pensasse na vida

Meus olhos fechados, mudos e cansados
Não viam se verso, se prosa
O meu suor era o teu mar de rosas
Meus olhos verdes, janelas de vida fechados por ti

Mariazinha fui, em Marta me tornei
Vou daquilo que fui pr'aquilo que serei

Pegas-me na mão e falas do patrão
Que te paga um salário de fome
O teu patrão que te rouba o que come
Falas contigo sozinho para desabafar

Meus olhos parados, mudos e cansados
Não podem ouvir o que dizes
E fico à espera que me socializes
Meus olhos verdes
Boneca privada do teu bem estar

Mariazinha fui, em Marta me tornei
Vou daquilo que fui pr'aquilo que serei

Sou tua criada boa e dedicada
Na praça, na casa e na cama
Tu só vês quando vestes pijama
Mas não me ouves se digo que quero existir

Meus olhos cansados ficam acordados
De noite chorando esta sorte
De ser escrava prá vida e prá morte
Meus olhos verdes
Vermelhos de raiva para te servir

A tua vontade, justiça igualdade
Não chega aqui dentro de casa
Eu só te sirvo para a maré vaza
Mas eu já sinto a minha maré cheia a subir

Meus olhos cansados abrem-se espantados
Prá vida de que me falavas
Pra combater contra os donos de escravas
Meus olhos verdes
Que te vão falar e que tu vais ouvir

Mariazinha fui, em Marta me tornei
Sei aquilo que fui e que jamais serei
Mariazinha fui, em Marta me tornei
Sei aquilo que fui e que jamais serei

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008


Determinação, coragem e auto confiança são factores decisivos para o sucesso.
Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

Dalai Lama

sábado, 27 de dezembro de 2008


Show must go on

Ainda podes voar, nós dois ainda conseguimos voar ... voos rasantes também são voos .
Brevemente voltaremos a voar bem lá no alto ...
Só mais um pouquinho amor... já faltou muito mais ... já falta tão pouco ....
Nós os dois juntos conseguiremos fazer o show continuar ... o show tem de continuar ...

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cumpriu-se a magia do Natal

As saudades apertavam já. Era a hora certa para miminhos doces.
Houve quem não conseguisse passar sem dormir uma soneca, para estar bem fresquinho à hora do Pai Natal chegar ...
Os 4 magnificos "cotas" em plena actuação
A entusiástica aderência do magnifico público
Como estavam felizes os meus meninos. Missão cumprida, conseguimos transmitir-lhes a magia do Natal ...

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Está quase a chegar ...

Todos os anos é hábito na consoada lá de casa fazermos um pequeno espectáculo. Um ano são os crescidos (que com o passar dos anos se tornaram cotas) outro ano são os pequeninos, que com o passar dos anos deixaram de o ser, porque outros pequenitos existem já, e é na verdade para as crianças que o Natal é mágico. Este ano é a vez dos crescidos, ou dos cotas, como nos quiserem chamar. Este ano vamos fazer uma entrevista ao Pai Natal. Para que a coisa além de pitoresca fosse didáctica, vi-me obrigada a pesquisar todos os segredos dessa simpática figura. Uma das coisas que descobri foi que o Pai Natal nunca morrerá, enquanto houver pelo menos uma pessoa no Mundo que acredite na sua existência ... Acordemos o que ainda temos de crianças dentro de nós, e façamos de conta que continuamos a acreditar que existe o Pai Natal, não deixemos morrer esta quadra, porque ela apesar de tudo, quer queiramos quer não, continua a ser mágica para todos nós ...

Viva a magia, viva o Natal. Desejo a todos nós um bom Natal, é só querermos, é só esforçarmo-nos um pouco e o Natal de 2008 poderá ser o melhor de sempre. Desejo-vos o melhor Natal do Mundo.

Bruce Springsteen "Santa Claus Is Coming To Town"

domingo, 21 de dezembro de 2008

Uma história da minha infância.


Sempre gostei de ler, desde muito pequena que sempre fui uma leitora compulsiva. Lembro-me da alegria que tinha quando recebia livros no Natal. Era na realidade a melhor prenda que me podiam dar. Tinha um livro daqueles com muito poucas palavras e muito ilustração cuja história me marcou até hoje. O livro não sei onde foi parar, a história é mais ou menos isto:

É inverno, inverno rigoroso mesmo, faz tanto frio, cai tanta neve e não há nada para comer. O Coelhito sai da sua toca e desesperadamente procura alguma coisa que lhe aconchegue o estômago, que até doí de tão vazio. De repente vê no meio da neve, qualquer coisa de muito semelhante a uma apetitosa cenoura. Aproxima-se e quando chega junto do que lhe tinha despertado a atenção, dá gritos de alegria, É na realidade uma gigante e tenra cenoura. Aproxima-a da boca, pronto a saciar a gigantesca fome, mas de repente lembra-se, e a minha amiga Ovelhita ? Também ela e os seus filhotes devem estar esfomeados. Decide então deixar a suculenta cenoura à porta da amiga Ovelha. Bate à porta e foge antes que alguém o veja. A Ovelhita abre a porta e depara com a cenoura. Dando gritos de contentamento leva-a para casa para a repartir com as suas crias. Mas de repente lembra-se, e a minha amiga Cabrita, tem estado tão doente, ela também deve estar a morrer de fome ... e depois o cavalo e depois a vaca ... e assim os animais vão deixando a cenoura à porta uns dos outros, todos eles famintos mas sempre pensando que há outro amigo a quem aquela apetitosa comida faz ainda mais falta que a eles próprios ... a história acaba quando o Coelhito sai da toca e vê a cenoura novamente à sua porta.

Não sei se ainda há histórias assim, não sei se ainda existem crianças que acreditem em histórias assim, não sei se o principio que a história contém deva ser seguido na selva onde vivemos hoje em dia. Eu continuo a gostar desta história ...

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A vida

Uns atrás dos outros, vão passando quase sem darmos conta, uns iguais, ou quase iguais, outros um pouco ou muito diferentes, assim passam eles, os dias. Os dias que passaram e deixaram marcas para sempre, lembranças que nunca esqueceremos, os que passaram e que preferimos esquecer, e aqueles de quem nem sequer nos lembramos. Os dias que virão, e os dias de hoje, que só têm sentido se tivermos projectos para os dias que hão-de vir, se tivermos sonhos e força suficiente para lutarmos para que esses sonhos se transformem em realidade. Os dias de hoje vividos hoje, mas sem nos esquecermos de tentar que o amanhã ou o depois de amanhã seja tudo o que idealizámos hoje, ou talvez ontem. A vida, a vida de cada um de nós, é afinal apenas composta por segundos que formam minutos, que por sua vez formam horas, que formam dias, dias de ontem, dias de hoje, e dias de amanhã, dias que se sucedem a uma velocidade extraordinária, sem quase darmos conta. A nossa vida, a vida que temos por obrigação saborear, a vida que devemos viver intensamente, em cada milésimo de segundo.

Informação adicional

Mais precisamente, neste "Restaurant"( se a cozinha é francesa, é assim que se deve dizer, ora essa...)
A comer este apetitoso prato - "Entrecôte"

Esperando ansiosamente que o molho com 25 ervas aromáticas diferentes que tem por cima, seja alguma coisa apetitosa, e claro que traga alguma coisita a acompanhar, tipo batatas fritas, nem que sejam de pacote.

Vocês acham que depois desta inolvidável experiência eu alguma vez voltarei a ser quem era ?

E se conseguíssemos que as "tias" deixassem de ser como são ? Isso é que era Amigos, isso é que era ...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Desabafo


Boa, muito boa ideia Ana (sobrinha), é muito mais fácil comprar 2 prendas que 20, e muito mais barato, que a vida está cara, né ? recebemos só duas mas também para que é que precisamos de mais ? Grande ideia, Miuda !

Genial, mas que ideia tão genial Ana (decoradora), este ano é sorteado ? cada uma recebe uma prenda e dá uma prenda, mas que grande ideia, é que a vida está cara, a vida está mesmo extraordinariamente dificil.

Então porque é que tenho o canto das prendas atafulhado de sacos de tal maneira que quase não consigo mexer-me dentro do quarto ? Então porque é que já não suporto mais lojas e centros comercias? Então porque é que o meu cartão multibanco tem tido tanto uso nos últimos dias ? Então porque é que todos os dias me lembro, olha não comprei para este, olha esqueci-me daquele ?

Deve ter a ver com aquele meu problema de gostar tanto de oferecer, de me ser tão gratificante ver o contentamento estampado no rosto das pessoas de quem gosto, quando olham para aquela prenda especial, e pensam "era mesmo isto que eu queria". Será que este é mais um aspecto da minha personalidade que tenho de tentar alterar? Não, não, não, por favor não!

Parabéns Linda

Toma lá esta prendita e fica descansada que estou a tratar deste nosso assunto.
Muitos beigos gigantes, muitos parabéns, e um dia muito, mas mesmo muito feliz.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tito Paris - Dança ma mi criola


Dança comigo, criola
Ai, cola em mim
Vem se divertir
Bem na coladeira

Logo mais, dançamos todos contigo Amiga .
Beijos muito, mas mesmo muito grandes.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Até que enfim, finalmente chegou ...

Sexta feira vai ser o meu dia da sorte, só pode... é sexta, já não era sem tempo ! Vou fazer o Euromilhões, vou comprar umas raspadinhas, tenho que aproveitar. Há 18.250 dias que esperava por ela, e eis que quando já quase tinha desistido, quando me tinha convencido a mim mesma que decididamente era uma pessoa que não tinha nascido como se diz em giria "com o cu virado para a Lua", a Lua se vira para o meu cu (hei, hei, nada de segundos sentidos, esta Lua da gíria é a Lua satélite da Terra, não é a Lua satélite dos Ass a Fora, arranjam sempre 2ºs. sentidos para tudo, possaras !).

Passo a explicar, na próxima sexta feira, dia 19 de Dezembro de 2008, cerca das 13 horas vou almoçar com as "tias". Viva, hurra, alegria, chiça, tou tão contente ... Almoço de Natal da Empresa. Viva, hurra, alegria, chiça, tou tão contente ... Num restaurante algures no Chiado. Viva, hurra, alegria, chiça, tou tão contente ...

Mas como é que se lembraram de fazer novamente uma reunião destas ? São sempre tão gratificantes, tão divertidas, tão "sei lá", estas confraternizações de Natal. Já estou a imaginar , Isabel, sente-se aqui, Silvia, sente-se ali, Rita sente-se acolá, de maneira a que fiquemos as três da classe operária, bem afastadas umas das outras, não nos vá dar para fazer algum concurso de arrotos, ou qualquer outra coisa no género, que gente da nossa classe social é capaz de tudo. Trabalhadoras portanto bem entremeadas com as "riquinhas".

"Querem sopa, não comem sopa ? (então nós vamos a um restaurante "in" para enchermos os bandulhos com sopa ?), há pronto se não querem ... um prato para duas, dá perfeitamente, não acham ? espero que hajam talheres de peixe, não consigo comer peixe, sem talheres de peixe ..."

Duas horas de conversa de treta (se tivermos sorte) duas horas de sorrisos forçados (se tivermos sorte), duas horas de suplício (se tivermos sorte).

O que nós as três, a classe operária da Empresa adoramos estes almoços de Natal ... já nem pensamos noutra coisa ... nunca mais é sexta-feira ... temos é de comer bastante na véspera, para não fazermos má figura, e claro que o pequeno almoço do próprio dia terá de ser bastante consistente .. Oh, mas que raio de sorte ... com sorte desta antes queria a má sorte, possaras !

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

É tão fácil ser feliz


É tão fácil ser feliz. É apenas viver o dia de hoje como se o amanhã não existisse. Abolir o passado, esquecer o futuro.

É tão fácil ser feliz. É apenas imaginarmos que não existe mais ninguém no Universo, e vivermos somente em função de nós próprios. Esquecer a felicidade que existe quando damos, quando nos damos. Ninguém deve exigir, ninguém pode obrigar a retribuição do amor.

É tão fácil ser feliz. É desistir de lutar pelos nossos ideais, é aprender a gostar do que abominamos, é esquecer o que somos e passarmos a ser o que dá jeito ser.

É tão fácil ser feliz. É esquecermos o desalento, é esquecermos o enorme, o gigantesco cansaço.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Parabéns Fátima


O jantar
















A Fátima a experimentar a nossa prendita . Que gira que ficas Miuda...






















Pela noite dentro ...

















Os mais divertidos da noite, que é o mesmo que dizer os mais alegres ... e o responsável pela "alegria" ...

















Um resto de dia muito feliz, Fátima.

sábado, 13 de dezembro de 2008

A Tala



Fui pesquisar na internet o itinerário para chegar ao local onde vai hoje ser realizada a nossa confraternização dois em um, jantar de Natal dos Assafora e aniversário da nossa querida Fátima. É na Tala escreveu o organizador.

Surpreendente o resultado da minha pesquisa: Tala - é uma ilha localizada no coração da Amwaj, Islandia, sobre a costa norte-oriental da Ilha Muharraq, Barém.

Carissimos Amigos, não há dúvida que tortúlia realizada por pessoal que faz parte de um grupo de fans com o nosso gabarito, só poderia ser realizada num sítio tão paradisiaco como este ...

Embora adorasse estar aqui a fazer-vos perder tempo a ler estas conclusões sem interesse nenhum a que cheguei, não posso mesmo ficar aqui nem mais um minuto, com muita pena minha (e vossa que eu bem sei) tenho mesmo de ir andando, tenho ainda muitos kilometros para percorrer, vemo-nos logo.

Até já !

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Persuasão/manipulação

Ser persuasivo será um dom que nasce connosco, ou será fruto de aprendizagem ?

Todos nós sabemos que existem hoje em dia diversas técnicas que permitem manipular a opinião dos outros.

E quando determinado ser humano já nasceu com faculdades que lhe permitem persuadir qualquer um, e ainda resolve aprofundar as técnicas de manipulação ?

Já tentaram imaginar o que essa pessoa consegue fazer ? Acham impossível que haja alguém que nos faça por em dúvida as nossas ideias, os nossos ideais ? Eu não ...

A questão está em saber o que fazer para conseguir vencer quem faz deste tipo de estratégia um jogo em que apenas é permitida a existência de um vencedor: o manipulador. Geralmente no vocabulário deste tipo de pessoas não existe a palavra derrota, portanto nunca desistem até conseguirem atingir os seus fins.

Haverá alguma maneira de os vencer ? Só usando a mesma técnica, utilizando as mesmas tácticas, e lutando até à exaustão ...

Kuduro é o que está a bombar

Os melhores albuns editados este ano em Portugal ?

Pois bem meus amigos segundo a equipa do Cotonete o melhor album de 2008 é ... tã, tã tã tã ..
"Black Diamond" dos Buraka SA equipom Sistema, designado como um tipo de som precursor do kuduro progressivo (ou electrónico)

Deixo-vos aqui a lista de mais 10 álbuns, considerados os mais interessantes, do ano que corre, pela mesma equipa, dispostos pela ordem alfabética dos nomes dos artistas.

Alla Polacca - "We're Metal and Fire in the Pliers of Time"
Camané - "Sempre de Mim"
Dead Combo - "Lusitânia Playboys"
Deolinda - "Canção ao Lado"
Foge Foge Bandido - "Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que o Estraguei"
Helder Moutinho - "Que Fado É Este Que Trago"
Rita Redshoes - "Golden Era"
Rui Reininho - "Companhia das Índias"
Supa -­ "Shift"
X-Wife ­- "Are You Ready for the Blackout?"

Oiçam só um "cadito" e depois digam-me se acham ou não um prémio merecido, tá ?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Hoje é dia de festa.

Para ti Sofia, uma prendita, uma canção linda, mas não tão linda como tu.
Beijos e um dia cheio de flores dentro do teu coração.
Muitos parabéns.

Yvete Sangalo - "Se eu não te amasse tanto assim"

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Não quero, recuso-me a ouvir ...


Tá mais que decidido, vou deixar de me interessar em por-me ao corrente do que se passa no Mundo e no nosso País. Só oiço coisas que não quero ouvir, por mais que tente não interiorizar as notícias que fazem questão em me oferecer vezes sem conta durante o dia, não consigo. Agora é a crise económica, não quero saber da crise, que se lixe a crise, não quero saber de recessão que se prevê inevitável em Portugal, que vão todos para o diabo que os carregue, ou dar uma volta ao bilhar grande.

Não, não me digam mais nenhuma vez que 2009 vai ser um ano péssimo. Preferia até que não me tivessem dito, preferia não saber. O que me adianta sofrer por antecipação, não é já suficiente sofrer quando não o conseguir evitar ? Calem-se, deixem de assustar quem já tem dificuldade em conseguir que o ordenado chegue até ao fim do mês, e mais importante que tudo façam a única coisa que deve ser feita : trabalhem, arranjem uma saida, tentem alterar a iminente recessão da nossa economia, tentem evitar a crise...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008


O vosso carinho, a vossa amizade.
Obrigada a todos
, eu também GOSTO MUITO DE VOCÊS !

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Adeus D. Maria.

Logo à noite haverá mais uma estrela a brilhar no firmamento, é só tentarmos descobri-la.
Os olhos que vi vazios fecharam-se para sempre, e por concidência (ou não) no dia que sempre foi para ela o "Dia da Mãe".
Adeus D. Maria chegou finalmente a bem merecida hora de descansar. Esteja onde estiver este meu beijo vai chegar aí, tenho a certeza. Obrigada, obrigada, obrigada.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Os olhos !

Olhos que choram.



Olhos que riem















Olhos que escondem sentimentos e emoções













Os olhos são o espelho do nós, mostram o que somos, não permitem enganos.
E quando os olhos já não têm expressão ? Para onde fomos ? Será apenas dificuldade ou impossibilidade de transmitir o que sentimos ?

sábado, 6 de dezembro de 2008



Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!

Agora não, que é hora do almoço...
Agora não, que é hora do jantar...
Agora não, que eu acho que não posso...
Amanhã vou trabalhar...

Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos vencer!

Agora não, que me dói a barriga...
Agora não, dizem que vai chover...
Agora não, que joga o Benfica...
e eu tenho mais que fazer...

Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, é esta a direcção!

Agora não, que falta um impresso...
Agora não, que o meu pai não quer...
Agora não, que há engarrafamentos...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A incompetência

«Tenho uma alegoria da incompetência, encarnada pela Fénix que se levanta; uma imagem muito original. É preciso imaginar, por exemplo, que acaba de dar-se uma revolução, queima-se a incompetência e ela renasce agora das cinzas, inteiramente rejuvenescida.» (Paul Klee, Taschen)

É urgente a invenção de uma nova incompetência, o culto de uma incompetência imutável é que é repetitivo e monótono.


Existem dois tipos de incompetentes :

Os inconscientes - que não compreendem ou sabem como fazer determinada coisa e nem sequer reconhecem a sua própria incompetência (a maioria) .

Os conscientes - que não compreendem ou sabem fazer determinada coisa, mas ao contrário do Incompetente Inconsciente, reconhecem e admitem a sua incompetência (em vias de extinção).


Como está provado cientificamente que quem trabalha para alguém incompetente, agrava o risco de sofrer de um enfarte cardíaco, como estamos naquela altura do ano em que nos cansamos ingloriamente a pensar no que podemos comprar para oferecer que possa ter alguma utilidade, aqui fica uma ideia para uma prenda que será possivelmente bastante útil para alguns de nós.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Está ou não sexy a minha Bibi ?

Hospital Veterinário do Restelo, 11,30 h da noite, ontem.












Uma Bibi contente por nos ver mas ao mesmo tempo muito limitada de movimentos.

Um funil gigante na cabeça, uma pata que teima em manter imobilizada.

38 kg de cadela para carregar para dentro do carro, sem fazer força na pata doente e lutando contra um funil gigantesco.

Uma viagem até casa sem conseguir encontrar uma posição confortável, com a dona a segurar-lhe na cabeça, de modo a que a viagem fosse o mais cómoda possível.

Chegada a casa o mesmo drama para sair do carro, para andar, para arranjar posição para tentar dormir na sua cama. Toda a noite o som do plástico do funil a bater na cama, e o som de queixa de quem está cheio de dores, mais uma coisa parecida com tosse, possivelmente efeito da anestesia. Não se levantou quando sai hoje de manhã, não comeu, não bebeu água, olhou-me com aqueles olhos doces que tem, quando lhe fiz uma festa antes de sair. Logo estará melhor com certeza, e daqui a quinze dias estará quase boa.

Até lá irá dar muito trabalho aos donos, embora eles não se importem nada com isso, desde que ela continue a olhá-los com aquele seu olhar meigo e tão doce ...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tou contigo Isabel : a minha deusa é um oceano e nós gotas de água.


"Aqui, neste mundo que deixaste para trás, Deus foi sequestrado pelos homens. Criaram umas religiões disparatadas, que não percebo como sobreviveram séculos a fio e continuam a crescer. São implacáveis, pregam o amor e a caridade e cometem atrocidades para as impor. Os senhores importantes que propagam estas religiões, julgam, castigam, franzem o sobrolho perante a alegria, o prazer, a curiosidade e a imaginação. Muitas mulheres da minha geração tiveram que inventar uma espiritualidade que se adapta-se a elas, e se tivesse vivido mais talvez tivesse feito o mesmo, porque os deuses do patriarcado definitivamente não nos convêm: fazer-nos pagar pelas tentações e pelos pecados dos homens. Porque nos temem tanto? Agrada-me a ideia de uma divindade abrangente e maternal, ligada à natureza, sinónimo de vida, um processo eterno de renovação e evolução. A minha deusa é um oceano e nós gotas de água, mas o oceano existe pelas gotas que o formam.” Isabel Allende em "Paula"

A igreja bisbilhoteira, a igreja que não se cansa de se meter onde não é chamada. Causa no mínimo estranheza aparecerem porta-vozes da igreja a meter o bedelho em assuntos para os quais ninguém lhes pediu qualquer opinião. Bem se pensarmos melhor até não causa nenhuma confusão, pois a igreja católica sempre interferiu na consciência daqueles que se acolhem no rebanho apascentado pelos seus pastores. Está explicado portanto o fenómeno que consiste em que das hierarquias da igreja, aos padres de aldeia todos opinem sobre qualquer assunto. Mesmo os assuntos que escapam ao conhecimento empírico da igreja (o sexo é o melhor exemplo). Agora a estratégia é uma estranha postura da igreja de braço dado com os que fazem do combate ao capitalismo modo de vida. Dantes era o comunismo, agora é o consumismo o grande rival de igrejas. É aqui que entra a perplexidade: como pode a igreja reclamar contra os abusos do dinheiro se ela própria vive mergulhada numa opulência que não consegue disfarçar?

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bibi !


Os Labradores são cães com bastante energia enquanto filhotes . Quando adultos, diminuem a actividade física espontânea, mas não perdem o espírito brincalhão e amigo, estando sempre dispostos a mais um passeio com o dono .

Como estão sempre dispostos a agradar ao dono, aprendem facilmente a cumprir as mais diversificadas ordens ou realizar as mais diferentes actividades. Adoram brincar e gostam muito de água.

Um Labrador SEM COMPANHIA não se desenvolve de forma saudável, os labradores da actualidade foram tornados cães de família, habituados a viver rodeados de gente à sua volta e a receber mil e um mimos diários


É assim a minha cadela Bianca, uma companheira, uma companhia. Está a ser operada a uma pata agora ás 20 horas, espero que corra tudo bem. A nossa Bibi embora seja um animal, faz parte da minha família. Deixamo-la no veterinário ás 17 horas e pouco, foi lá para dentro atrás do ortopedista, com a trela na boca, como ela gosta de andar (olha aquele cão é que passeia os donos, não são os donos que passeiam o cão, dizem as pessoas quando passam por ela na rua) porque os donos mandaram, e porque ela tanto nos quer agradar que nos obedece sempre, mas os seus olhos ficaram tristes, tão tristes... Vai ficar internada. O seu coração vai ficar muito apertadinho, por estar longe de nós, muito, mas muito mais que os nossos, que vamos ficar em casa à espera de boas notícias e de pudermos desfrutar novamente da sua companhia. Até já Bicas !

O Natal ontem. O Natal hoje. E o Natal amanhã ?

O Natal da minha infância, com a família, com o sapatinho à chaminé, com as prendas à meia noite. O Natal depois, com a família, com o Pai Natal, com as exclamações de surpresa dos filhos crianças, em cada prenda que abriam. O Natal agora com a família, com os filhos crescidos, mas com a mesma magia de juntar pessoas que amamos, e que por escassez de tempo não vemos tantas vezes como gostaríamos. O Natal de amanhã, como será o nosso Natal de amanhã ? e o Natal de quem vive assim ? haverá Natal para quem vive assim, ou apenas as recordações dos Natais já passados ? haverão recordações ?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Bora lá sentir a magia do Natal

Nesta época Natalicia há sempre estreias de filmes plenos de magia, de lições de vida, com óptimas bandas sonoras. Filmes da Disney que geralmente comovem crianças e adultos. Escolhi esta canção ao acaso do filme "Brother Bear "cantada por Phil Collins "Look Through My Eyes"


Eu senti! Espero ter conseguido fazer-vos sentir também. É urgente acordarmos a criança que ainda existe dentro de nós, só assim é possível sentir a magia do Natal ...