quarta-feira, 30 de abril de 2008

Porcarias, porcarias aos molhos por causa de ti choram os meu olhos

Como os meus amigos continuam a querer falar de porcarias, pois aqui vai:





Querem maior porcaria que esta ?

0 13 de Maio na Cova da Iria



Vinha eu hoje, ainda há pouquinho, muito contente no meu carrinho, direitinha ao meu querido canil cor de rosa quando me deparo com um fenómeno já conhecido. Começou a peregrinação a pé para o 13 de Maio em Fátima. Imensas pessoas com coletes verdes, porque a segurança felizmente passou a ser prioridade das pessoas que num momento triste das suas vidas, ou simplesmente por devoção, resolveram fazer uma promessa e não se esqueceram do que prometeram e cumpriram. Dentro do possível tentei visualizar a fisionomia de cada um que passava por mim, iam ainda todos risonhos, sem sinais de cansaço, pois a caminhada deveria ter começado há pouco. Nas bermas da estrada alguns carros de apoio parados, uns acompanhando-os apenas por amizade, outros a troco de algum dinheiro, porque devotos, devotos, negócios à parte. Não sei explicar porquê dei por mim a conotar aquelas pessoas negativamente: devem ser todos fans do Tony Carrreira. E como os pensamentos são como as cerejas, imediatamente fiquei zangada comigo mesmo por estar a tentar rotular as pessoas sem as conhecer. Mas aprofundando o pensamento comecei a questionar-me se alguns daqueles poderiam gostar de boa música, claro que alguns gostarão, mas de certeza que todos gostam de música pimba, e todos eles devem saber todas as canções do Tony Carreira de cor.
Quero desde já deixar aqui esclarecido que eu, sem saber muito bem porquê, até tenho fé na Nossa Senhora de Fátima, e em muitos momentos menos bons da minha vida foi ela que me deu o apoio e a esperança de que melhores momentos viriam. Os ateus e os agnósticos não têm nada a que se agarrar quando precisam de ajuda, ficam portanto mais sózinhos e mais perdidos. Mas a fé ou não fé nasce com cada ser humano, não é uma coisa adquirida, portanto nada há a fazer em relação à alteração deste fenómeno. Agora para mim fé e Igreja são coisas distintas, porque a Igreja afasta as pessoas, por estúpidas e obsoletas regras que teima em impor, por tentativa de estupidificaçao dos fiéis, por não seguir os ensinamentos do seu criador, e finalmente por se rodear de luxos e mordomias que contrariam os principios que Jesus lhes deixou.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Mais um bocadinho de mim


Imaginem uma cadela que olha cada cão com que se cruza, seja ele de que côr, raça, ou tamanho for, como um irmão, como um igual, como um animal que tem os mesmos direitos de todos os outros, porque para ela os cães nascem todos iguais, não há cães de primeira, e cães de segunda, não há cães de elite, e cães do lixo, e pensa que acima de tudo, todos devem viver as suas vidas com os mesmos direitos, e as mesmas hipóteses de sobrevivência.

Imaginem uma cadela que adora aprender, que absorve avidamente todos os ensinamentos dos outros cães que têm mais conhecimentos que ela, seja em que área for, e que abdomina o marasmo intelectual e o não acompanhamento da tecnologia na área em que trabalha.

Imaginem uma cadela que não consegue fingir, que não consegue que da sua boca saiam palavras que digam coisas com que não concorda, e que tem orgulho em ter como apanágio a sinceridade, seja qual for o preço que ela possa ter.

Imaginem essa mesma cadela presa várias horas da sua vida numa casa cor de rosa (exactamente da cor do Hospital Júlio de Matos), onde coabita com cães (por acaso são todas cadelas) que pensam que há animais de primeira (os que têm coleiras de ouro e diamantes) e animais de segunda (os que têm coleiras de lindas pedrinhas coloridas, mas sem qualquer valor monetário), e que teimam em tornar bem claro aos cães de coleiras de pedrinhas coloridas, que são inferiores, que não são iguais aos de coleiras de ouro e diamantes, e que os proibem de atravessar linhas que mesquinhamente colocam em cada canto do canil em que coabitam.

Imaginem essa mesma cadela rodeada de um marasmo intelectual de fazer enlouquecer o cão mais calmo do Mundo, rodeada de métodos de trabalho obsoletos, sem sentido, daqueles que já não se utilizam nem nos canis de bairro, e que só consegue sobreviver porque tenta avidamente aprender sozinha dentro das suas possibilidades, experimentando agora isto, apalpando aquilo, insistindo teimosamente até conseguir evoluir, mas sempre sozinha sem apoio de ninguém, e sem conseguir que entendam o porquê da sua teimosa insistência em se actualizar.

Imaginem essa mesma cadela rodeada de cães incapazes de dizer que não concordam quando não concordam, cães que ladram em uníssono sem terem as mesmas convicções , mas que teimosamente insiste em dizer não quando pensa não, mesmo que os outros cães (os das coleiras de ouro e diamantes) a olhem de lado quando não ouvem a palavra mágica a que foram habituados.

Imaginem como é gratificante para essa cadela saber que o Mundo canino não está confinado aos cães do canil cor-de-rosa, e que existem cães que partilham os seus ideais, e as suas convicções, em canis de outras cores que existem por aqui e por ali ...

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Terça-feira é dia de Feira da Ladra







Nova Feira Da Ladra

Ary Dos Santos

É na Feira da Ladra que eu relembro
uma toalha velha, toda em linho,
que já serviu uma noite de Dezembro,
e agora cheira a Setembro,
como o Outono sabe a vinho.
Não valem muito mais que dois pintores
os quadros das paisagens
que eu já sei,
mas valem, pelos frutos, pelas flores
que em São Vicente das Dores,
fora de mim, eu pintei.

O que é que eu vou roubar à Feira?
Um beijo de mulher trigueira.
Aqui um coração, ali uma gravura.
É a Feira da Ladra ternura.
O que é que eu vou trazer da Feira?
Um corpo de mulher braseira.
Aqui está um lençol, bordado como dantes.
Esta Feira da Ladra é dos amantes.

E na Feira da Ladra nos vingamos
dum pouco desse tempo que morreu.
Em cada botão velho que compramos
há sempre uma corja de amos
que em Abril, Abril venceu.
Agora não compramos velharias,
tudo passado é lastro do futuro.
Nascemos para o sol todos os dias,
na nossa Feira da Ladra
já não há ladrões no escuro.

Embutes todos à Feira da Ladra? eu bem ia se pudesse, precisava mesmo era de fugir daqui. Socorro que esta gaita está dificil de aguentar! Realmente há semanas em que a terça consegue superar a segunda... ele há tanta gente a acertar no totoloto, quando será que me calha a mim ...



Frases célebres sobre o líquido dos deuses


101 boas razões para nos enfrascarmos :

(a minha resposta à Lua Misteriosa, que hoje decididamente está virada para o enfrascamento)

Longe de mim por em causa pensamentos de pessoas tão importantes intelectualmente como as que menciono aqui, até porque naturalmente quando as disseram estavam sobre o efeito do mesmo, mas que não consegui deixar de as comentar, lá isso não consegui.

"No vinho, a verdade." (Plutarco)
"Mas atenção porque a nossa verdade, sobre o seu efeito, pode ser ligeiramente diferente da verdade do nosso semelhante, e eu já tenho presenciado cada verdade nessas situações .." (A Concorrência)

"O vinho revela os sentimentos." (Horácio)
"Os sentimentos não são revelados mas sim potenciados, e muitas vezes ligeiramente distorcidos da realidade, e todos nós sabemos que não há nada pior que um miope a tentar ver sem oculos" (A Concorrência)

"O vinho faz esquecer as maiores preocupações." (Sêneca)
"Mas ilusoriamente, pois elas voltarão num ápice, e é uma sorte se não forem agravadas e ampliadas" (A Concorrência)

"O vinho dá coragem ao amor, se não se bebe em excesso." (Ovídio)
"O amor não precisa de coragem, o amor é a própria coragem" (A Concorrência)

"Com o vinho se alimentam as forças, o sangue e o calor dos homens." (Plínio, o velho)
"É por isso que sempre ouvi dizer que quem se alimenta com sopas de cavalo cansado tem uma força sobre humana, uma incapacidade intelectual ilimitada e nunca tem necessidade de se agasalhar no Inverno" (A Concorrência)

"O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria." (William Shakespeare)
"Não devemos portanto sentir pena das pessoas com quem nos cruzamos e a quem tristemente não conhecemos amigos, pelos vistos basta-lhes beber um pouquito e logo se tranformam em várias, e como se isto não bastasse todas elas bondosas e de confiança" (A Concorrência)

"Quando o vinho desce, solta-se a língua do homem." (Textos Judaicos) "Quando o vinho entra, os segredos saem." (Textos Judaicos)"
"
Esta é mesmo a parte mais fixe, porque todos nós sabemos como é agradável andar a propagar os segredos dos outros aos sete ventos" (A Concorrência)

"O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum."(Miguel de Cervantes)
"Claro que isto dependendo do tamanho da medida" (A Concorrência)

"O vinho foi dado ao homem para acalmar suas fadigas." (Eurípedes)
Ora aí está, um remédio para o nosso cansaço, simples não ?" (A Concorrência)

Se vos interessar saber eu estou mais da acordo com o amigo Cervantes, realmente se for com medida não nos fará mal nenhum.

Como eu gostava de ser ...

Gostava de ser daquelas pessoas que confrontadas com uma qualquer situação são capazes de naquele momento exacto tomar uma decisão, e que depois da decisão tomada não tornam a pensar nela, porque é realmente inútil, porque para elas, não há maneira de voltar atrás, e não vale de todo a pena questionarmo-nos se estávamos certos ou errados. Gostava de nunca ter de pedir desculpa, gostava de nunca errar, gostava de nunca sentir que fui injusta em decisões que tomei, gostava de nunca magoar ninguém injustamente.

Gostava de me preocupar só com o que é realmente importante, não perder tempo com ninharias, com o que não merece o nosso cansaço, com as pequeninas coisas mesquinhas que não deveriam ter qualquer importância nas nossas vidas, de concentrar as minhas forças apenas nas grandes causas e de conseguir abstrair-me das que não merecem nem um segundo da minha vida, gostava de ter certezas em relação à importância das coisas.














Gostava que houvesse solidariedade no Mundo que nos rodeia, que as pessoas tentassem alterar esta triste evolução que acontece nos dias de hoje, esta coisa do "primeiro eu, e depois eu, e nada mais me interessa" que nos impele para uma triste desconfiança geral, por tudo e por todos, que nos impede a entrega total em relação aos outros, porque é essa a única entrega que tem significado para mim.

Gostava de ser como uma criança, aceitar as coisas sem as questionar, sem tentar perceber o porquê, sem tentar descortinar o que está certo e errado, sem lutar contra o errado, gostava de não sofrer por não conseguir mudar o que não está certo, gostava que
tudo à minha volta fosse puro e simples.

Gostava de apagar da minha memória, as lembranças que não o merecem ser, e de ficar apenas com as recordações daquilo que é realmente importante.

Gostava de não me cansar a pensar inutilmente naquilo que gostava.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Unhas de gel

NOVA RUBRICA: Dicas para resolução de pequenos problemas


Ultimamente todas as senhoras e meninas com quem me relaciono



têm unhas de gel. São realmente práticas, lindas, baratas, e mesmo que a pessoa em causa não tenha tempo para se preocupar com os outros aspectos que fazem parte da boa apresentação do ser humano, se tiver umas unhas de gel estará sempre apresentável, e não terá necessidade de se preocupar com mais nenhum outro pormenor.
Só há um senão nesta história, quem tem unhas de gel tem uma certa dificuldade em agarrar objectos de superfícies planas, nomeadamente, moedas, cartões multibanco, folhas de papel, etc, e como se isso não bastasse, sempre que tentam tirar um borrié (vulgo macaco) do nariz, têm tendência a arranhar, alargar e algumas vezes fazer mesmo pequenas feridas nas narinas. A acrescentar a estes problemazitos, sem a mínima importância, derivados deste verdadeiro HL (high level) da beleza feminina, o borrié se for dos secos, facilmente o conseguimos transformar numa bolinha e atirar em qualquer direcção, agora se for daqueles molhados, que trazem um pouquito de ranhoca agarrada, aí o problema agrava-se, porque o burrié juntamente com o que traz agarrado, encafua-se bem no fundo das unhas, e é um problema verdadeiramente transcendente, conseguir tirá-lo de lá. Assim, se me permitem, aconselho todas as senhoras e meninas com unhas de gel, a tirarem sempre os burriés do nariz com um lenço de papel (se forem capazes, claro).

terça-feira, 22 de abril de 2008

A Senhora Dona Escarreta


Como neste lado da Blogosfera anda tudo virado para a badalhoquice (olha aí... já estou mesmo a ver o que passou neste momento pelas vossas pérfidas mentes, ao ouvir a palavra mágica), vou partilhar com vocês aquilo que eu penso ser o supra-sumo da nojice: a escarreta.

Não vejo na verdade alguma coisa que possa suplantar a repulsa que nos faz ver, ou mesmo pensar na asquerosa escarreta. Mesmo que seja uma escarreta só de cuspo, daquelas que saem com bolhinhas, que parecem minúsculas bolas de sabão, já o nosso estômago se começa a revoltar, mas se forem daquelas mais elaboradas, grossas, umas vezes amarelas (tipo gema de ovo), outras vezes verdongas (tipo gema de ovo podre), aí a coisa complica-se um bocado.

E o som que é emitido quando se tenta sacar uma escarreta para fora do nosso corpo ? É um som deveras arrepiante, especialmente se a pessoa que o fizer estiver bem pertinho da nossa cabeça, pois nunca temos a certeza se alguma parte do muco em forma de gafanhotos não se colou aos nossos cabelos.

No entanto, parece-me uma coisa que faz parte da vida do ser humano, e que não pode ser evitada pelo homem (nunca vi nem ouvi nenhum animal irracional a escarrar - curioso, tenho que ir tentar preencher esta minha lacuna de informação). Quem de nós não teve já necessidade de expelir a feia, nojenta e porcalhona escarreta ? Então porquê é que a dita nos causa tanta
repulsa ? Ele há coisas no ser humano realmente incompreensíveis, não concordam ?


P.S.
Se depois de lerem este post forem vomitar, não se esqueçam de antes levantar a tampa da sanita.

1ª almoço Almornos Inc.




A Concorrência em parceria e com o apoio de Ass a Fora Inc, têm o prazer de vos anunciar a realização do 1º almoço Almornos Inc.



Convite

Os Presidentes do Ass. a Fora Inc., e a Presidenta e o Grande Mestre Pescador por
A Concorrência
Convidam V. Exas.
Para o 1ª almoço Almornos Inc.

em homenagem a todas as pessoas que estiverem presentes

a realizar no próximo dia 22 de Maio (feriado nacional)

na latada da Concorrência, na Rua da Fonte, Lote 123, Almornos
(serviço de manobrista disponível , se derem uma moedinha)

Traje o menos a rigor possível

(Oportunamente este convite irá ser entregue em mão a todos os convidados)



P.S.
Devido a termos detectado tentativas de alteração dos resultados da votação que decorreu há dias atrás, resolvemos sermos nós a decidir a data e o menu do evento.


domingo, 20 de abril de 2008

Para ti Grande Mestre Pescador


Já aqui vos falei dos meus dois cachorritos, tentando fazer-lhes a minha humilde homenagem e agradecer-lhes pelos filhos lindos que são. Ainda não tinha até agora partilhado com vocês o que sinto e o que penso do Grande Mestre Pescador.

Houve várias razões para não o ter feito. Primeiro porque não preciso de lhe dizer, ele conhece-me tão bem ou melhor do que eu me conheço a mim mesma, depois porque sei que para ele coisas importantes, são realmente as coisas importantes. Se os nossos filhos aqui já tiveram o seu protagonismo, nada mais lhe interessa, depois porque o que nós temos a dizer um ao outro dizemos no nosso dia a dia, todos os dias, em qualquer ocasião, sem medo de não sermos ouvidos, e sabendo que seremos sempre apoiados em qualquer decisão que tomemos, partindo do princípio que todas as decisões, mesmo aquelas pequeninitas, e que parecem não ter qualquer importância devem ser discutidas e tomadas ás vezes com cedências de uma das partes, outras vezes em pleno acordo, mas sempre em conjunto. Assusta-me pensar, que possivelmente um dia, um de nós terá que tomar decisões sozinho, não terá a seu lado alguém que o conhece melhor que ele próprio, e não terá aquele apoio incondicional do outro, mas como tu bem sabes, para mim só o presente tem realmente importância, e por isso quero-te aqui dizer mais uma vez: sabe-me tão bem viver assim.

Mudei de ideias, porque achei que tu, mais que ninguém, merecias fazer parte da história dos posts deste Blog, e já aqui falei de tantos outros que seria uma injustiça não te tentar fazer esta singela homenagem (a que me foi possível) .

Sei que nada do que acabaste de ler foi novidade para ti, mas só para que aqui conste, e para que sempre que tu queiras o possas relembrar, quero-te aqui deixar-te escrito "És a minha vida Amor".

E como tristezas não pagam dívidas, e quem é do Benfica está sempre preparado para tristezas e alegrias, aqui vai a tua "prendita"




sexta-feira, 18 de abril de 2008

Já só faltam _ dias (considerando que Abril tem 30)



Bom fim de semana para todos





Esta vai ser a minha música para este fim de semana (e uma prenda para ti Cachorrita)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Carta ao meu amigo Zé dos Anzóis



Querido amigo Zé dos Anzóis :

Espero que esta te vá encontrar bem de saúde, nós por cá todos bem.
Venho aqui agradecer-te do fundinho do coração os teus 5 comentários no meu post anterior.
Eu sei que poderiam ser mais, mas não era justo, até para ser sincera preferia neste caso que tivessem sido só dois, mas olha a vida é assim. Pode ser que para o ano tenhamos alguma alegriazita é a única consolação que nos resta.
Realmente tens razão, eu que tenho os olhos "achinesados" como diz o "Grande Mestre Pescador", até transpiro de tanto puxar pela inspiração para tentar escrever alguma coisa que nos possa animar a todos, e depois os que não são chineses cortam-se nos comentários. Três posts sem comentários desmoralizam até o próprio Confúcio. Se não fosse a tua simpatia Amigo (e a do Sporting, claro) já tinha jurado a mim própria que estaria dois meses sem escrever. Sei que não escrevo grande coisa, sei que os assuntos que abordo não têm interesse nenhum, sei que escolho videos e músicas que até dão vómitos, mas pensem bem meus amigos, uma vez que já tirei a votação aqui do lado, se eu estiver dois meses sem escrever, o 1º. almoço Almornos Inc. irá realizar-se e ninguém saberá... e também ninguém saberá qual foi o resultado das votações...
Pois é, ainda vou pensar melhor ... se calhar vou estar dois meses e meio sem escrever ...

P.S.
Amigo Zé dos Anzóis e Amiga Misteriosa Lua, já vos reservei o lugar na mesa, podem estar descansados (os jogadores do Sporting não podem ir porque já tinham coisas combinadas para esse dia).

terça-feira, 15 de abril de 2008

A imortalidade

"Ser imortal é coisa sem importância. Excepto o homem, todas as criaturas o são, porque ignoram a morte"
Jorge Luís Borges, em "O Imortal"


"O envelhecimento e a mortalidade são regra geral encarados como inevitabilidades biológicas. No entanto tal não podia estar mais longe da realidade. A imortalidade (ou quase imortalidade) existe em biologia e a sua raridade apenas traduz a necessidade da vida se adaptar tanto quanto possível a um ambiente eternamente mutável e imprevisível"






"Só a Arte garante a imortalidade. A arte oferece-nos a única possibilidade de realizar o mais legítimo desejo da vida - que é não ser apagada de todo pela morte. Agora que o espírito, tendo uma consciência mais segura do universo, se recusa a crer na caprichosa promessa das religiões de que ele não acabará inteiramente, e irá ainda, em regiões de azul ou de fogo, continuar a sua existência pelo êxtase ou pela dor - a única esperança que nos resta de não morrermos absolutamente como as couves é a fama, essa imortalidade relativa que só dá a arte."
Eça de Queirós

Como ultimamente ninguém comenta os posts, vou eu tentar fazer os comentários por vocês. Ora aqui vai o vosso feedback:

"... os grandes chefes de cozinha são também imortais, veja-se o Brás, o Bulhão Pato, o Lagareiro e a própria Susete, vou já dedicar-me à cozinha pode ser que assim consiga a minha imortalidade..."
Rogério Charraz

"... gaiteiros de Miranda são ou não imortais ? Bob Dylan (um grande gaiteiro como toda a gente sabe), o próprio Rui Veloso outro imortal. É isso, é a gaita que me vai tornar imortal.
ZMSantos

"... pescadores imortais, pois temos o S. Pedro, as Sandálias do Pescador, o Moisés não pescava mas afastava a água que é quase o mesmo, e tantos outros imortais. Estou mesmo a ver daqui a 2500 anos as pessoas a falarem de mim - o pescador que quando não oferecia os peixes aos amigos os devolvia ao seu habitat... e se fosse como professor de ortografia, olha também é uma hipótese a considerar ..."
Zé dos Anzóis

" A Lua é imortal. Mas a Lua não é um ser vivo, é um planeta, os planetas nem sempre são imortais ás vezes até eles desaparecem do firmamento, bem terei de continuar a puxar lustro ao meu manto se quiser continuar a brilhar eternamente ..."
Misteriosa Lua

" Claro que não posso comentar um post que foi escrito por mim... mas pensando melhor... se a nossa imortalidade, depois de morrermos, só pode ser avaliada por quem está vivo, que se lixe a imortalidade"
A Concorrência

Ai Portugal, Portugal !

PASSADO
Entre 1580 e 1640 Portugal foi uma província de Espanha. Durante esse período a dinastia Filipina comprometeu-se a manter e respeitar os costumes, os privilégios e a cultura portugueses, e assim aconteceu. A União Ibérica teve todo o poder do comércio e desenvolvimento tecnológico da época. O Império da União das Coroas de Portugal e Espanha foi muito maior que os Impérios Romano, Mongol ou Macedónico.

PRESENTE
Hoje em dia Espanha tem uma das 10 maiores economias mundiais, cultiva 54 % do seu território, possui a maior frota pesqueira do mundo, e a indústria do turismo tem também uma grande responsabilidade na sua economia. O seu salário mínimo é de 600 €, e têm serviços de saúde de excepção.
O mercado português conta na actualidade com cerca de 1100 empresas de capital espanhol, e o investimento espanhol vira-se agora para o sector da agricultura, possuindo já grandes extensões de cultura agrícola em Portugal.
Em resumo, trabalhamos para os espanhois, e compramos aos espanhois, só não temos o nível de vida deles.

FUTURO
Se os nossos sonhos estiverem nas nuvens, estão no lugar certo, só teremos de construir os alicerces. A possibilidade de os realizarmos é o que traz interesse à nossa vida. É portanto muito simples, sejamos nós a mudança que queremos ver no nosso país, claro que seria muito mais fácil se a mãezinha de D. João IV nunca tivesse nascido ...











E OLÉ !!!

domingo, 13 de abril de 2008

A história da Capuchinho Vermelho reinventada


Era uma vez uma Menina que vivia numa terra onde fazia muito frio (mesmo no meio da Serra da Estrela) e por isso a sua mãe resolveu oferecer-lhe uma capa, feita da lã das ovelhas que lhes asseguravam o sustento. Como na família eram todos do SLB, apesar de todos os desgostos que o clube teimava em oferecer aos mais de 130.000 associados, a mãe da menina tingiu a capa daquele vermelho lindo que tanto amamos, sem ás vezes compreendermos muito bem porquê. Ficava tão linda a menina assim vestida que na aldeia onde vivia todos passaram a chamar-lhe Capuchinho Vermelho. A Avó da Capuchinho Vermelho tinha uma fábrica de queijos artesanais numa quinta um bocadinho distante do local onde vivia a Menina, e assim um dia em que a velha senhora estava com uma valente gripe, a mãe da Capuchinho Vermelho arranjou um cestinho com Ben-u-rons, Xarope para a tosse e pastilhas para a garganta e pediu à Menina para levar o cesto a casa da avózinha. Capuchinho Vermelho começou então a sua caminhada até à quinta da Idosa Senhora. Ia ela absorta nas suas preocupações que naquele momento eram básicamente tentar arranjar uma solução para que o seu clube do coração lhe passasse a dar uma alegria de vez em quando, eis que de repente se aproxima um carro estranho, com uns vidros tão escuros que não permitiam ver quem lá ia dentro, deixando a criança incapaz de se mexer com o susto. Ao passar junto à Menina abre-se uma das janelas da viatura e lá dentro para espanto da criança surge um estranho indivíduo com um passa-montanhas na cabeça, que apenas lhe destapa os olhos e a boca. Essa estranha figura pergunta então à Menina : onde vais Capuchinho Vermelho ? E a criança responde-lhe a medo: vou a casa da minha avózinha que está muito constipada ! E quem é a tua avózinha ? É a D. Joaquina que tem uma fábrica de queijos da Serra artesanais que por acaso são uma delícia? A Menina diz-lhe que sim com a cabeça e o estranho carro parte então a grande velocidade no sentido da quinta da D. Joaquina. A Menina tenta apressar o passo com medo do que poderia estar a acontecer à sua Avó, e quando finalmente chega a casa desta, vê o encapuçado lá dentro e nem sinal da idosa senhora. Então a medo pergunta: porquê é que tens essa coisa estranha na cabeça ? O desconhecido explica-lhe que tem ordens superiores para andar assim vestido, e que é com aquela aparência que costuma visitar muitos locais como restaurante e bares, notando no entanto que causa sempre alguma intimidação nas pessoas que o vêm, mas que quando depois mostra a identificação, as pessoas ficam logo muito menos assustadas. A Menina que estava assustada de morte pede-lhe então a identificação só no intuito de ficar menos nervosa, e é então que percebe que o indivíduo é funcionário da ASAE. Quando lhe pergunta pela Avózinha fica a saber que a Senhora está fechada numa dependência da casa agarrada aos seus maravilhosos queijos, pois a ASAE os quer confiscar, por estarem contaminados pela gripe . Costumava passear-se por ali um Maestro, também ele vermelho por dentro e por fora, que alertado pela estranha viatura resolve entrar na casa da D. Joaquina. Abre a porta de rompante e depara-se com aquele estranho espectáculo. Depois de inteirado do que ali se passava, sábiamente diz: vamos lá tentar resolver isto da melhor maneira, a Avózinha dá-te metade dos queijos, tu vais para Presidente do SLB e eu continuo a jogar até aos cem anos. Depois de uns breves momentos de silêncio, o encapuçado responde que está de acordo com a troca. O Maestro convicto de que é impossível o Benfica ficar em pior situação que aquela que tem hoje em dia, e a Avózinha que acha que é melhor ficar com metade dos queijos que ficar sem nenhum rejubilam com a resposta do inspector da ASAE matando-se assim dois coelhos de uma cajadada para grande alegria da nossa Capuchinho Vermelho.


MORAL DA HISTÓRIA: não há ninguém que não seja comprável. O valor apenas difere de pessoa para pessoa. No caso do SLB e daqueles que teimosamente continuam a tentar dar continuação a produtos que fazem parte da tradição e da cultura do nosso País as fasquias estão tão elevadas que dificilmente alguém conseguirá contrariar a evolução natural dos acontecimentos.

O inspector da ASAE protagonista desta história sem passa-montanhas




Nota:

Tive como inspiração para escrever esta história a notícia de que os inspectores da ASAE fazem as suas fiscalizações fardados conforme pode ser visualizado na foto ao lado.
"O uso dos passa-montanhas é mal visto pelos empresários e pelos próprios clientes, que vêm falar connosco. Toda a gente fica intimidada e os espaços, mesmo que não tenham problemas, ficam catalogados como de alto risco com todo aquele aparato. Chega a parecer um cenário de guerra", disse, ao JN, António Fonseca, presidente da ABZHP.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

A minha Cachorrita em plena actuação




(É a que está mais escondida à direita)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

1º almoço Almornos Inc.



































Como já vos conheço a todos de "gingeira", e sei da dificuldade em vos convencer a alinhar nestas coisas de 1ºs Almoços. Inc. e 1ºs Jantares Inc., resolvi mostrar-vos um pouco o local onde será realizado o repasto para que vos convidei a todos, no intuito de vos tentar convencer a ir .....( não tenho aqui fotografias da latada porque as parreiras ainda não têm folhas, mas até lá tudo se resolve não se preocupem).

Sei que ainda falta um certo tempo para as datas propostas (aqui ao lado) mas dada a agenda sobrecarregada de todos nós pensei que assim será mais fácil ninguém faltar.

Se não gostarem de alguma coisa digam que é para eu poder resolver o problema até à data que for escolhida por V. Exas. para que o evento seja realizado (ver questionário ao lado).

Agradeço desde já que votem calmamente e em plena consciência, pois do vosso voto pode depender o sucesso deste grande acontecimento.

Como o voto é secreto agradeço que depois o formalizem neste post e já agora que tentem explicar a porquê das vossas escolhas (é que com gente salutarmente insana todo o cuidado é pouco).

Podeis portanto, a partir de agora fazer as vossas opções e que ganhem as melhores .


P.S.

Já viram a minha cabeça nova ?
Foi uma prenda da Cachorrra !

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O meu Cachorrinho !!!







Os meus dois cachorrinhos, num abracinho muito apertado, como só eles sabem dar !!!









Num momento de karaoke com a minha
Nora (que também é agora minha Cachorrita, claro!)





Cachorro e Cachorra com A CONCORRÊNCIA








Como ele é "muita fote" aqui com o Papá ao "colinho"





Em 1978 José Mário Branco lançava um single intitulado "A Ronda do Soldadinho" , em que falava de uma realidade muito importante para todas as mães - o fim da guerra colonial.

Penso que me marcou pela importância que tinha para mim, como futura mãe, saber que o meu filho nunca iria para a guerra. O meu cachorrito nasceu em 1980 e uma das canções que lhe cantava primeiro sózinha e depois os dois, quando ele a aprendeu a cantar, era precisamente essa.

Embora tenha tentado aqui trazer-vos a canção original não consegui. Aqui fica uma versão que não tem nada a ver com a de José Mário Branco, mas que vos poderá ajudar a perceber o que escrevo mais à frente:

Quando o meu filhote me pediu para lhe escrever a dedicatória na fita do final de curso, achei que estas seriam as palavras certas para lhe demonstrar o meu amor, e o orgulho imenso que sinto por ter um filho como ele:

1 e 2 e 3, era uma vez um Engenheiro
um MENINO LINDO que nasceu num roseiral
o MENINO LINDO não nasceu para fazer mal
MENINO cresceu já vai à escola de sacola

1 e 2 e 3 já sabe ler, sabe contar .

MENINO cresceu, já acabou o seu curso com o empenho que
costuma pôr em tudo o que faz, e agora como diz a canção “ … vai trabalhar … “

Estou certa que vai ter um risonho futuro profissional porque
se assim não fosse seria a maior injustiça do mundo.

Mas como este menino é o MEU MENINO, o meu coração está:

· muito apertadinho

· a rebentar de felicidade

· e montes de orgulhoso

Obrigada por seres o que és.

Daquela para quem serás sempre o MENINO LINDO, muitos beijinhos e votos das maiores felicidades


MÃE


(Agradeço ao meu Cachorrito a autorização para partilhar com vocês esta singela homenagem que lhe tentei fazer há já dois anos e tal ....)


terça-feira, 8 de abril de 2008

A minha Cachorrinha !!!

Apresento-vos a minha princesinha !

Hoje apeteceu-me partilhar com vocês um pouco da minha vida. Peço desde já que me perdoem pelo atrevimento, uma vez que esta partilha tem também como intuito um possível auxilio à minha cachorrinha que dá agora os primeiros passos como Empresária, precisando de todo o apoio como é normal em qualquer cachorro que começa a tentar encontrar o seu próprio caminho, a tentar tornar-se independente da sua cadela mãe.

Apresento-vos aqui a minha cachorrita mais nova (o meu outro cachorro já corre e pula por todo o lado sem precisar da minha ajuda, e dele prometo falar oportunamente)

Aqui podem testemunhar a união carinhosa que existe entre A CONCORRÊNCIA e a cadelita filha.

Tendo saído há pouco tempo da Universidade de cachorritos juristas, decidiu, dada à dificuldade em arranjar alguma coisa para fazer na sua área, abrir uma escolinha onde ensina a dançar.
É Professora de "Salsa" e ao mesmo tempo trabalha em Design Gráfico, Web Design e Publicidade, no mesmo espaço onde funciona a Academia de Dança.




















Olha para ela aqui em poses "SALSEIRAS"


Mandou-me há pouco por mail este flyer a publicitar dois workshops para iniciados (iniciados são aqueles que não sabem mesmo dançar), um de Tango, outro de Dança Contemporânea (dias 12 e 19 de Abril, respectivamente, pelas 16 horas), se alguém quiser ir experimentar cadela mãe e cadelita filha agradecem .
O espaço é muito agradável e as pessoas também, nem precisam de dizer que vão da minha parte para terem tratamento VIP. O professor de Tango é muito bom, sei eu por experiência própria porque tenho aulas com ele, e a professora é hábito ser a minha cria (não sei se no próximo sábado ele levará outra cachorrita para o ajudar), por isso vamos lá, de que estão à espera... se por acaso decidirem ir experimentar digam qualquer coisa, que eu também lá tentarei estar, para que o divertimento seja ainda maior.




Se por acaso quiserem ir bisbilhotar o site aqui fica o endereço: http://www.vipelements.pt/

Para a nova peixaria de Rio de Mouro - 2 receitas especiais

Caros amigos, sem querer fazer CONCORRÊNCIA à nossa amiga Misteriosa Lua, mas apenas para tentar ajudar um amigo enrascado, resolvi partilhar com vocês estas duas deliciosas receitas:

Como cozinhar abletes (ou alburnos):

1º. Passo
Como escamar e limpar o peixe

Coloque o peixe sobre uma tábua , segure-o firmemente pelo rabo e raspe as escamas com um escamador ou o lado cego de uma faca, segurando-a quase em ângulo recto em relação ao peixe e trabalhando a partir do rabo em direcção à cabeça.

Em seguida, lave bem o peixe em água corrente fria.

Corte as barbatanas. Com uma faca afiada, abra a barriga do peixe até a cabeça e retire as tripas, as ovas (se houver) e as guelras.

Enxague o peixe com água fria, tomando o cuidado para que esteja bem limpo, interna e externamente.

É comum passar o peixe, já limpo, por uma água com um pouco de suco de limão para tirar o cheiro forte característico. Cuidado apenas para não deixar por muito tempo, pois pode pegar gosto, basta apenas passar o peixe na água, esfregando um pouco com as mãos.



Depois do peixe amanhado passa-se por farinha
e frita-se em óleo bem quente.
Acompanha com arroz de feijão e uma boa
salada.





Fondue de Chocolate

Ingredientes:

2 barras de chocolate meio-amargo picadas

4 colheres creme de leite fresco

100ml cognac, grappa, cachaça ou outro álcool da preferência

Modo de Preparação :

Derreta o chocolate em banho-maria e adicione o creme-de-leite e a bebida. Leve à panela de fondue e mantenha o fondue aquecido cuidando para não ferver (adicionar creme de leite se necessário).

Sirva com frutas da estação: morangos , espetados no garfo e molhadas no fondue de chocolate.

.

BOM APETITE


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Para ti Misteriosa Lua que ontem poisaste na Terre

Ontem senti-me uma pessoa especial. É que a Lua desceu à Terra só para me conhecer (a mim e aos amigos que me acompanhavam).

Devo confessar-vos que é ainda mais bonita vista de perto, devo confessar-vos que nunca esperei semelhante honra da parte de um astro tão nobre, devo confessar-vos que nunca irei esquecer a sua luminosidade resplandecente.




Todos nós tivemos o privilégio de conversar
com ela, a todas as nossas dúvidas ela respondeu
com a amabilidade e dignidade de um astro .
Ficámos assim a par de segredos de planetas, astros e estrelas que não costumam ser desvendados ao comum dos mortais.
Sentimo-nos diferentes agora.
Agradecemos-te a tua entrega, a tua boa
disposição, a tua partilha com todos nós.
Agradecemos-te por nos teres escolhido
para te desvendares como astro bem disposto
que és.



Dada a nossa incredulidade, tivemos que te tocar.
Mas eras mesmo tu Lua Misteriosa, tivemos logo a certeza disso
quando sentimos o teu toque de veludo.

Podemos realmente confirmar que te deve ter dado um trabalho imenso puxar o lustro ao manto pois ele estava tão resplandecente como jamais haviamos visto, e imagino que poucos mais terão o privilégio de alguma vez ver.

Só facto de termos tido a incomum possibilidade de vislumbrar a Lua ao meio dia já nos tornou na realidade uns humanos diferentes dos comuns mortais.






E o que nos fez sentir ainda mais diferentes de todos os outros humanos, foi o facto de a Lua ter decidido, para nos demonstrar ainda mais o carinho que tem por nós, trazer com ela o próprio astro Rei: o Sol

E assim o Sol e a Lua por breves momentos
juntaram-se e brilharam só para nós.







Também o próprio astro rei se mostrou disponível
para responder a todas as questões , e também
ele próprio amávelmente nos demonstrou um carinho
muito especial, carinho esse que nós sensibilizou
a todos, e que desde já queremos agradecer .

Amiga Misteriosa Lua e Amigo Sol, queremos agradecer-vos
o dia especial que nos proporcionaram.

Gostariamos que continuassem a brilhar para sempre
com a luminosidade que ontem nos demonstraram.

Jamais esqueceremos o dia em que poisaram na Terra, só para nos demonstrar o vosso carinho.

Bem hajam por existirem nas nossas vidas .

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Domingo: vamos sair por aí ...

COMUNICADO:

Depois de exaustiva pesquisa, cheguei à conclusão de que esta canção é a que melhor poderá descrever o que estarei a sentir no próximo domingo, quando me levantar ás seis e meia da matina para ir à pesca com todos vocês. Até lá... SARAVÁ MEUS IRMÃOS !

quinta-feira, 3 de abril de 2008



“É que há 32 anos fiz um amigo e coisa mais preciosa no Mundo não há”


É difícil encontrar alguém a quem podemos chamar Amigo. É difícil devido a diferenças de personalidades, de pontos de vista, de ideais e de muitas outras coisas. É ainda mais difícil manter ao longo de uma vida essa amizade, porque a vida é uma constante mudança, porque o tempo que temos disponível para os outros começa a rarear com o acumular de responsabilidades que ela nós vai trazendo, porque as próprias pessoas também mudam maneiras de pensar e de sentir. No entanto, se tivermos como principio que o importante é dar ao seu semelhante sem nada pedir em troca, não questionar o próximo por escolhas e opções que só a ele dizem respeito, aceitar o nosso semelhante sem preconceitos, sem certezas do que está certo ou errado, e se nos mantivermos fieis a estes princípios, será com certeza mais fácil mantê-lo ao longo da vida.

Eu tenho um Amigo assim, meu amigo há 32 anos (tantos ?). Momentos da nossa vida houve em que estivemos mais perto, noutras mais afastados, mas fomos sempre AMIGOS, porque é impossível alguém conseguir não ser amigo dele, pela entrega, pela bondade, pelos braços abertos em qualquer situação, por aceitar o próximo como ele é, com os seus erros e defeitos que são uma característica de todos nós, sem nada pedir em troca nem mesmo a nossa amizade, porque para ele basta-lhe apenas e só ser nosso amigo.

Para ti Amigo, que esta semana mais uma vez, precisas do apoio de todos nós .

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Os Sim, os Não, os Nins, e os quando é Sim é Sim, quando é Não é Não

O género humano está dividido em 4 grupos :
O grupo dos Sim, Sim; o grupo dos Não, Nããão; O grupo dos Nim; e finalmente o Grupo dos quando é Sim é Sim, quando é Não, é Não.
Esta divisão parece ser uma coisa genética, embora com a aprendizagem que a vida nos proporciona, cada ser humano possa tentar alterar o seu comportamento, processo esse geralmente muito díficil e pouco credível para os que os rodeiam , a não ser que a pessoa em questão seja realmente um bom actor (ou actriz).
Nas crianças claro que é uma coisa natural, nos adultos como já disse pode ou não ser uma coisa adquirida.
Há assim portanto aqueles de quem podemos esperar sempre um sim como resposta, coisa deveras agradável para quem com eles privam (há alguma coisa melhor que estarem sempre de acordo connosco ?) e de grande benefício para o próprio ; os a quem dissermos nós o que dissermos, já sabemos por antecipação que a resposta será um amargo Não, o que significa revolta em relação ao Mundo e ás pessoas que os rodeiam; os Nim que derivado à sua personalidade pouco definida, tentam através dos outros saber a resposta em relação ás suas próprias dúvidas; e finalmente aqueles que sabem realmente o que querem, não são compráveis em relação a ideais e princípios, e assumem a responsabilidade de cada decisão que tomam, os que quando é Não é Não, quando é Sim é Sim.
Os que para mim são mesmo dificeis de aceitar, ou antes de engolir, são os Sim Sim, devo mesmo confessar que não tenho a mínima paciência para eles, os Não Não claro que nos podem trazer alguma tristeza, especialmente se gostarmos deles, embora haja sempre a hipótese de os ajudarmos a olhar o Mundo numa nova perspectiva, os Nim não me aquecem nem me arrefecem, devo confessar que me são indiferentes, e finalmente os se é Sim é Sim, se é Não é Não, são o meu Mundo, a minha alma, a minha alegria, os meus verdadeiros Amigos.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Estados de alma



Nunca vos apeteceu uivar sem haver justificação aparente para o fazerem.
Terem os mesmos problemas que em outros dias das vossas vidas e não conseguirem abstrair-se deles e pensar apenas em coisas positivas ? Pois eu hoje sinto-me assim .. triste . Não tenho justificação aparente para a minha tristeza, mas mesmo assim não consigo afastar de mim este estado de alma.

Vem-me a memória esta letra de uma canção de Rui Veloso:

Não queiras saber de mim
Esta noite não estou cá
Quando a tristeza bate
Pior do que eu não há
Fico fora de combate
Como se chegasse ao fim
Fico abaixo do tapete
Afundado no serrim

Não queiras saber de mim
Porque eu estou que não me entendo
Dança tu que eu fico assim
Hoje não me recomendo

Mas tu pões esse vestido
E voas até ao topo
E fumas do meu cigarro
E bebes do meu copo
Mas nem isso faz sentido
Só agrava o meu estado
Quanto mais brilha a tua luz
Mais eu fico apagado

Amanhã eu sei já passa
Mas agora estou assim
Hoje perdi toda a graça
Não queiras saber de mim

Dança tu que eu fico assim
Porque eu estou que não me entendo
Não queiras saber de mim
Hoje não me recomendo