quarta-feira, 9 de julho de 2008

Embutes todos à FIA ?




FIA - Lisboa 2008
A Feira Internacional de Artesanato (FIA) comemora este ano duas décadas e promete uma edição em grande. Cerca de 600 expositores em três vertentes: artesanato nacional, onde é privilegiado o produto português; artesanato internacional, gastronomia, danças e cantares do mundo. De 5 a 13 de Julho, na FIL (Parque das Nações, Lisboa).
Reconhecida como a Capital do Artesanato e da Gastronomia, a FIA, conta ainda com um concurso de artesanato (que tem como objectivo a promoção do artesanato português), nas categorias Melhor Peça de Artesanato Tradicional e Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo; e ainda um colóquio relacionado, intitulado "Artesanato: comercialização, perspectivas e futuros".
A feira dispõe produtos provenientes das mais diversas geografias, desde Bali à Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Indonésia, Lituânia ou Noruega, destacando-se a presença colectiva de artesanato espanhol da província de Málaga.
No âmbito da parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a FIA Lisboa 2008 apresenta a exposição "Figuras e Figurado - rostos, almas e máscaras no figurado tradicional e contemporâneo português", com vista a revitalizar o papel e a construção da escultura popular, características tradicionais e contemporâneas em que homem e animais surgem representados.
Durante o período da mostra, podem ser degustadas as mais variadas iguarias nas tasquinhas, que servem pratos regionais típicos. O programa inclui ainda vários espectáculos de música e dança a cargo de grupos de diversas regiões portuguesas.

Aceitam-se inscrições para uma visita guiada, sexta feira, ou sábado, comem-se lá uns petiscos regionais deliciosamente deliciosos. Embutes Gajos e Gajas ?