sexta-feira, 2 de maio de 2008

Para ti amiga Patrícia


Fatela é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão

Ao que parece é palavra árabe e significa vitória de Alá. Os árabes invadiram a Península Ibérica em 711 da nossa Era, destruíram a Covilhã e bateram-se possivelmente aqui, daí talvez a palavra. Na sua língua, bem diferente da nossa, a palavra que nomeia Deus é Alá. A Enciclopédia Verbo diz-nos que «A antiga freguesia era vigararia da apresentação dos Condes de Atouguia e passou, depois de 1759, para o Comendador local – Conde de Povolide – no termo da antiga vila da Covilhã. Beneficiou do foral manuelino à vila de Sortelha em 1-6-1510».(Vigararia era uma povoação pastoreada por um vigário o qual desempenhava funções fiscais em lugar de outrem)e a grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira acrescenta que fazem parte desta freguesia os lugares da Palhaça e dos Enxames.


Claro que em calão fatela significa chunga, chungoso, foleiro ou bera, mas como tu bem sabes estes teus amigos não são nenhuns calões, coitadinhos, fartam-se de apanhar peixinho, de fazer claque para optimos grupos musicais que tocam música de grande qualidade, e cansam-se a tentar poluir a atmosfera com dióxido de carbono. Além disso estes teus amigos adoram-te, acham-te o máximo, e durante toda a vida deles (mais longas para uns, menos longas para outros) nunca encontraram uma menina tão corajosa e tão amiga do seu amigo como tu, portanto Fatela, quando nós te chamamos Fatela, é para te demonstrar o carinho que temos por ti.

F A T E L A para nós é um nome liiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnndddddooooooo tal e qual como tu .

3 comentários:

Cravo a Canela disse...

É lá, mas que forrobodó vem a ser este?! Mas quem é que anda a chamar Fatela à Fatela?! Hem?!?! Mas já não há direitos de autor nesta terra?!?!

Eu é que ainda vou para vigário, com tanto baptismo...

Anónimo disse...

Amiga concorrência,

não sei porque mas não consigo escrever no teu blog por isso fica aqui escrito o meu muito obrigada pelas lindas palavras que me dedicaste nos dois textos. E tambem por me limpares o meu lindo nome FATELA. Muito obrigada

Beijinho

A CONCORRÊNCIA disse...

Amiga Patrícia, afinal consegues escrever no meu blog, ainda bem, porque eu já estava a ficar um bocadinho triste por nunca te ter por aqui. Volta mais vezes que eu não mordo, antes pelo contrário fico bué de contente por poder contar contigo aqui no meu cantinho.

Beijocas para ti .