terça-feira, 8 de abril de 2008

Para a nova peixaria de Rio de Mouro - 2 receitas especiais

Caros amigos, sem querer fazer CONCORRÊNCIA à nossa amiga Misteriosa Lua, mas apenas para tentar ajudar um amigo enrascado, resolvi partilhar com vocês estas duas deliciosas receitas:

Como cozinhar abletes (ou alburnos):

1º. Passo
Como escamar e limpar o peixe

Coloque o peixe sobre uma tábua , segure-o firmemente pelo rabo e raspe as escamas com um escamador ou o lado cego de uma faca, segurando-a quase em ângulo recto em relação ao peixe e trabalhando a partir do rabo em direcção à cabeça.

Em seguida, lave bem o peixe em água corrente fria.

Corte as barbatanas. Com uma faca afiada, abra a barriga do peixe até a cabeça e retire as tripas, as ovas (se houver) e as guelras.

Enxague o peixe com água fria, tomando o cuidado para que esteja bem limpo, interna e externamente.

É comum passar o peixe, já limpo, por uma água com um pouco de suco de limão para tirar o cheiro forte característico. Cuidado apenas para não deixar por muito tempo, pois pode pegar gosto, basta apenas passar o peixe na água, esfregando um pouco com as mãos.



Depois do peixe amanhado passa-se por farinha
e frita-se em óleo bem quente.
Acompanha com arroz de feijão e uma boa
salada.





Fondue de Chocolate

Ingredientes:

2 barras de chocolate meio-amargo picadas

4 colheres creme de leite fresco

100ml cognac, grappa, cachaça ou outro álcool da preferência

Modo de Preparação :

Derreta o chocolate em banho-maria e adicione o creme-de-leite e a bebida. Leve à panela de fondue e mantenha o fondue aquecido cuidando para não ferver (adicionar creme de leite se necessário).

Sirva com frutas da estação: morangos , espetados no garfo e molhadas no fondue de chocolate.

.

BOM APETITE


16 comentários:

MisteriosaLua disse...

Andamos mesmo em sintonia, miguita!! LOL
Besitos

A CONCORRÊNCIA disse...

Amiga Lua :
Realmente já tinha reparado que temos muita coisa em comum.
O modo como descreves o relacionamento com a tua Luinha,traz-me à memória os meus cachorritos quando tinham a idade que ela tem agora (e que saudades tenho desse tempo).
Eu também, tal como tu, sinto prazer por ser aquilo que o nosso amigo Perdigão, sabiamente apelidou, de salutarmente insana. E muitas outras coisas mais que não me atrevo aqui a expor publicamente porque parece que O Desejado se anda a passear por Bloggs amigos.

Lambidelitas amigas.

Cravo a Canela disse...

Querida concorrência,

Vê lá se conheces esta:

Não queiras saber de mim
Esta noite não estou cá
Quando me chamam para a cozinha
Pior do que eu não há

Fico fora de combate
Como se chegasse ao fim
Quero ir p`ra debaixo do tapete
E esperar q alguém cozinhe por mim!

PS: Já que vocês são uns tretas, vou congelar o peixe...

Anónimo disse...

RC podes congelar o peixe, e quando for o 2ª. almoço dos Ass a Fora Inc., podias fazer abletes de escabeche à moda de RIO DE MOURO,
com arroz de morangos.
Abraço.

JCorreia

MisteriosaLua disse...

Rogério, na receita da prima, desaconselhei os abletes... Já a amiga CONCORRÊNCIA parece saber tratar deles...
Na minha modesta opinião, penso que lhos deverias entregar, e em troca de uma saladita de morangos, já terias jantareco!
Besitos

A CONCORRÊNCIA disse...

Amiguita Lua :
Os abletes foram oferecidos ao Charraz, portanto nunca me passaria pela cabeça tirar-lhe o prazer de os cozinhar, mas fica aqui desde já feito o seguinte convite:
Assim que a sardinha pingue no pão terei o imenso prazer de vos receber na minha casita em Almornos, e de vos oferecer o repasto das mesmas debaixo da latada das minhas parreiras.
Quero-vos lá a todos (mesmo aos que não foram à pesca) e para quem não gostar de sardinhas teremos carapaus, e claro que também haverá morangos para o Charraz.

Lambidelas amigas

MisteriosaLua disse...

Mais um gesto simpático!... Grata pelo convite, venham as sardinhas!
Besitos

Zé dos Anzóis disse...

Eu vou, mais a minha pimpolha, não curtimos sardinhas, mas o amigo Charraz sempre pode despachar os abletes.

Cravo a Canela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cravo a Canela disse...

Vocês deslarguem-me.... eu também espero ir, assim a agenda o permita. Levo o que vocês quiserem, desde que esteja à venda num supermercado e pronto a ser servido! Reclamações, é falar com a D. Manuela, Senhora minha mãe...

Cravo a Canela disse...

Vocês deslarguem-me.... eu também espero ir, assim a agenda o permita. Levo o que vocês quiserem, desde que esteja à venda num supermercado e pronto a ser servido! Reclamações, é falar com a D. Manuela, Senhora minha mãe...

A CONCORRÊNCIA disse...

Ok amigo Charraz, já percebi que queres mesmo, mas mesmo ir, portanto:

1. A data será marcada consoante a tua disponibilidade

2. Precisamos de saber se gostas ou não de sardinhas (também poderá haver entremeada, bifanas e entrecosto).

3. Não precisas de levar nada, nem os morangos.

Lambedelas amigas

Cravo a Canela disse...

Querida Concorrência,

1.não quero de modo nenhum ser entrave a esses magníficos encontros recheados de aparições, inaugurações e outros milagres que tais. E, infelizmente (ou felizmente, consoante a perspectiva), entre ensaios e concertos, a minha agenda de Abril está carregadita. Marquem a data, eu farei todos os possíveis para estar presente.

2. Eu gosto de tudo, às vezes até de porrada! O tempo que já levo a morar longe da minha mãezinha já me fez perder todas as esquisitices...

3. Isso é que não! Eu era incapaz de aparecer sem levar nada, pergunta ao Zá...

A CONCORRÊNCIA disse...

Amigo Charraz escuta com atenção:

1. Se não podes em Abril pois então será em Maio (as videiras até terão mais folhas nessa altura). Vê a agenda de Maio se faz favor.

2. Porrada não costuma haver lá para o lado de Almornos, mas se fizeres muita questão, tentaremos arranjar-te qualquer coisita.

3. Perguntei ao Za... e ele confirmou, levas sempre um saquito de supermercado ....

Cravo a Canela disse...

Querida concorrência,

Eu agradeço o carinho e a atenção, mas não gostaria que estivessem pendentes da minha agenda, que é muito instável. Pode acontecer combinarmos tudo com antecedência, e dois ou três dias antes aparecer trabalho para fazer. E como faço parte de um colectivo (agora de dois), se eu recusar trabalho o resto fica "apeado". Por isso, prefiro que marquem vocês a data, sendo certo que farei todos os possíveis para estar presente. Já bem me custou não ter visto o bailareco que o João deu aos "vetereanos" do anzol...

Cravo a Canela disse...

Querida concorrência,

Eu agradeço o carinho e a atenção, mas não gostaria que estivessem pendentes da minha agenda, que é muito instável. Pode acontecer combinarmos tudo com antecedência, e dois ou três dias antes aparecer trabalho para fazer. E como faço parte de um colectivo (agora de dois), se eu recusar trabalho o resto fica "apeado". Por isso, prefiro que marquem vocês a data, sendo certo que farei todos os possíveis para estar presente. Já bem me custou não ter visto o bailareco que o João deu aos "vetereanos" do anzol...